Topo

UOL Jogos Mobile: "QuizUp" inclui perguntas de "Breaking Bad" a "Pokémon"

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

24/01/2014 18h29

Anos após o sucesso inicial de "Draw Something", desenvolvedores finalmente encontraram uma forma inteligente de reproduzir a brincadeira de perguntas e respostas nos celulares. "QuizUp" surpreende não apenas pela sua interface, mas também pela vastidão de seu conteúdo. Merece uma conferida.

Em termos de games tradicionais, donos de dispositivos iOS também estão bem servidos nesta semana com uma versão (verdadeiramente) gratuita do RPG clássico "Tales of Phantasia". Quer mais?

QUIZUP

Produtora: Plain Vanilla • Em português? Não
Disponível para: iOS (grátis)

Lançado no final de 2013, "QuizUp" já pode ser considerado o padrão em termos de jogos de perguntas e respostas para dispositivos mobile.

Mais do que oferecer 'quizzes' das mais diversas categorias (que vão desde séries como "Breaking Bad" e "Game of Thrones" até testes de conhecimento sobre bandeiras e logomarcas), o game constrói uma rede social inteira ao redor do passatempo. Conectando suas contas do Facebook ou do Twitter ao aplicativo, jogadores conseguem puxar automaticamente suas listas de amigos para desafiá-los em temas específicos.

A cada questionário finalizado, o jogador ganha pontos de experiências, níveis e títulos. Progredir nas mais diversas categorias rapidamente torna-se viciante - o que é bom no caso, já que o game ensina sobre geografia, cultura geral e todos os tipos de futilidades.

Por ora, "QuizUp" ainda não tem uma versão em português. Para quem entende o inglês, porém, ele já pode ser considerado um aplicativo obrigatório.

ASSISTA AO TRAILER DE LANÇAMENTO DE "QUIZUP"

  •  

TALES OF PHANTASIA

Produtora: Namco Bandai • Em português? Não
Disponível para: iOS (grátis)

Quando algum jogo clássico é relançado para aparelhos mobile, é difícil temer modificações desnecessárias ou cortes feitos em prol da monetização. A nova versão do RPG de Super NES "Tales of Phantasia" tem um pouco disso... Mas não o suficiente para manchar o fato de que ela é completamente gratuita.

Controlar as batalhas bidimensionais do clássico através da tela sensível ao toque pode parecer uma tarefa impossível em um primeiro momento, mas o costume vem com o tempo. E quem conhece o jogo sabe: tempo de jogo não faltará, pois a aventura é longa.

Novidades como bônus de experiência pagos existem, mas ter "Tales of Phantasia" no bolso a todo momento - ainda mais de graça - é algo que faz esses detalhes ficarem para trás.

RAZOR RUN

Produtora: VascoGames • Em português? Não
Disponível para: iOS (grátis) • Android (grátis)

Uma mistura de jogo de ação com naves e 'endless runners', "Razor Run" é o "Temple Run" da semana. Exemplificando o caráter de "eu também!" de grande parte dos games disponíveis para aparelhos mobile, ele apenas copia ideias de outros sem fazer nada de novo.

Apesar do caráter sci-fi de toda a apresentação, a nave ainda deve coletar moedas pelos estágios... Exatamente como em "Temple Run". Os power-ups deste, como o imã, também marcam presença, como era de se esperar.

Mesmo gratuito, "Razor Run" não merece o download. Prefira o original.

CONFIRA A JOGABILIDADE DE "RAZOR RUN" EM TRAILER

  •  

BOLA AZUL

Produtora: Porta dos Fundos • Em português? Sim
Disponível para: iOS (grátis) • Android (grátis)

Anúncios para todos os lados.

Baseado em um vídeo cômico do canal Porta dos Fundos no YouTube, o game "Bola Azul" é uma cópia estranha da fórmula básica de "Donkey Kong" que não funciona muito bem. Comandos são simples e dados com gestos na tela sensível ao toque, mas são inconsistentes e várias vezes não funcionam direito.

É uma desculpa barata de jogo promocional. O estilo artístico selecionado até que funciona (apesar de ser clonado de "Scribblenauts"), mas nada do resto convence: efeitos sonoros parecem jogados aleatoriamente pelos estágios; os gráficos, por sua vez, não tem coesão alguma - e por aí vai. Mas os anúncios entre estágios e na parte de baixo da tela funcionam direitinho.