Topo

UOL Jogos lista 14 jogos mobile para você ficar de olho em 2014

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

27/01/2014 16h30

Cada vez mais, donos de tablets e smartphones encontram motivos para transformar seus dispositivos em verdadeiras máquinas de jogos. 2013 foi um ótimo ano para as plataformas, com o lançamento de clássicos instantâneos dos mais diversos gêneros.

2014 mal começou, e a lista de grandes estreias que estão a caminho já é enorme. Para ajudar os fãs a montarem suas listas de desejos já no início do ano, UOL Jogos selecionou 14 jogos que devem sair em breve e merecem uma dose extra de atenção. Confira:

Produtora: Mika Mobile • Para: iOS

O "Battleheart" original é um dos jogos de estratégia mais divertidos disponíveis para plataformas mobile. Tratava-se, essencialmente, de um simulador de 'raids' de "World of Warcraft". Com simples comandos de toque, o jogador devia coordenar a ação de personagens focados em cura, dano ou absorção de investidas inimigas.

"Battleheart Legacy" seguirá o mesmo estilo de combate, mas será um RPG no sentido mais tradicional - com exploração, quests e diálogos com escolhas.

Produtora: Double Fine • Para: iOS e Android

Financiado através de um projeto no Kickstarter que tornou a plataforma como uma fonte viável de renda para desenvolvedores do mundo todo, "Broken Age" marca o retorno do designer Tim Schafer à criação de adventures 'point-and-click'.

Contando com as vozes de estrelas de Hollywood como Jack Black e Elijah Wood, o game conta a história de um garoto e uma garota que vivem em mundos praticamente opostos, mas que compartilham de um desejo de livrarem-se de suas correntes para explorar o desconhecido.

ASSISTA A UM TRAILER DO ADVENTURE "BROKEN AGE"

  •  

Produtora: Behold Studio • Para: iOS e Android

Os brasileiros da Behold alcançaram o sucesso com "Knights of Pen & Paper", e para seu novo projeto resolveram manter o estilo gráfico retrô - mas mudaram totalmente a temática.

"Chroma Squad" é um jogo de estratégia que coloca o jogador no papel de um produtor de série sentai para a TV. Quem é fã de "Power Rangers" ou das franquias originais japonesas do estilo se sentirá em casa.

Produtora: Square Enix • Para: iOS e Android

Um dos mais adorados RPGs da clássica franquia da Enix já chegou aos aparelhos mobile no Japão, mas ainda não deu as caras em seu novo formato no Ocidente.

Lançado originalmente para o PlayStation 2, "Dragon Quest VIII" se passa em um enorme mundo 3D repleto de segredos, inimigos e calabouços que pode render aos fãs da franquia algo em torno de 100 horas de diversão.

Produtora: Electronic Arts • Para: iOS e Android

Novas versões de clássicas franquias lançadas para plataformas mobile raramente são uma boa notícia. Mas "Dungeon Keeper" parece ser uma exceção à regra, já que o game já está disponível na Google Play, e a resposta dos usuários foi ótima.

O objetivo do jogo é criar um calabouço com obstáculos intransponíveis. Em seu novo formato, ele apropria-se de vários dos elementos que popularizaram "Clash of Clans" - mas sem perder o charme estratégico da série original.

Produtora: Square Enix • Para: iOS e Android

Muito antes de ser lançado para o PSP no Japão, "Final Fantasy Type-0" chamava-se "Final Fantasy Agito XIII". A marca, que parecia abandonada, retornou em 2013, quando a Square Enix lançou "Final Fantasy Agito" para iOS e Android.

Apresentando uma versão alternativa do mundo de "Type-0", "Agito" pode acabar sendo o mais próximo que fãs ocidentais da franquia chegarão deste universo de personagens, já que o game de PSP nunca deu as caras fora de seu país de origem.

Produtora: Studio Pixel • Para: iPhone e iPod

Lançado originalmente como um jogo freeware, o misto de shooter e plataforma "Cave Story" tornou-se um sucesso cult ao longo dos anos pro sua ação caótica e frenética e suas mecânicas desafiadoras.

Do mesmo autor - o japonês Daisuke Amaya -, "Gero Blaster" reproduzirá a fórmula de "Cave Story" no iPhone. O jogo contará a história de Kaeru, um pequeno sapo que está em uma missão para resgatar sua namorada.

Produtora: Blizzard Entertainment • Para: iOS e Android

Quem jogou o card game da Blizzard no PC já deve ter imaginado como seria tê-lo na palma das mãos. Felizmente, a empresa está trabalhando em versões para dispositivos iOS e Android do game, que deverão debutar ainda em 2014.

Em "HearthStone", jogadores devem coletar cartas inspiradas pelo universo de "Warcraft" e usá-las para montar decks. O passo seguinte é conectar-se online para enfrentar outros fãs em duelos que cobram estratégia e também uma boa dose de sorte.

ASSISTA A UM DUELO EM "HEARTHSTONE" NO PC

  •  

Produtora: Funcom • Para: iOS e Android

O multiplataforma "LEGO Minifigures Online" tem tudo para ser um enorme sucesso entre o público mais jovem em 2014. O game tem uma marca forte e uma jogabilidade conhecida, além do suporte de uma produtora conhecida por seus jogos online.

Através de estágios temáticos, jogadores deverão controlar pequenas 'minifigs' de LEGO para combater inimigos e resolver quebra-cabeças simples.

Produtora: Team Meat • Para: iOS e Android

Quando falam de Team Meat, já é esperado que o jogo em pauta seja um dos mais esquisitos da indústria. "Super Meat Boy" contava a história de um garoto feito de carne que devia enfrentar os mais perigosos desafios de plataforma da história para salvar sua namorada feita de band-aids.

"Mew-Genics" não é menos estranho do que isso. Trata-se de um misto estranho entre "Pokémon" e "Animal Crossing" em que jogadores devem cuidar de gatinhos com características geradas aleatoriamente.

Produtora: ustwo • Para: iPad

Inspirado por aquelas ilusões de ótica envolvendo escadas que nunca acabam nem chegam a lugar algu, "Monument Valley" aparenta ser engenhoso e criativo ao ponto de criar uma nova moda em termos de jogos de quebra-cabeça.

O game lembra bastante a fórmula de "echochrome", mas seu estilo artístico colorido o concede pontos extras na hora da primeira impressão.

Produtora: 22Cans • Para: iOS e Android

Apesar do designer Peter Molyneux não ser o mais conhecido por cumprir suas hiperbólicas promessas, "Project Godus" parece ser um retorno ao seu auge. Uma sequência espiritual de "Populous", clássico de estratégia para o PC, "Project Godus" transformará os fãs em deuses de seus próprios mundos.

Curiosamente, a figura divina do game será representada pelo jogador que desvendou os segredos do cubo de "Curiosity" - o outro jogo da 22Cans.

Produtora: Crytek • Para: iOS

Desenvolvido pela Crytek - estúdio mais conhecido por suas superproduções, como "Crysis" e "Ryse: Son of Rome" -, "The Collectibles" será um shooter tático isométrico em que o jogador deve comandar esquadrões de atiradores por estágios repletos de inimigos.

Por ora, o material promocional do game não pareceu exibir nenhum elemento inovador nem surpreendente. Mas o pedigree do estúdio por trás do projeto é suficiente para colocá-lo na lista dos mais aguardados.

Produtora: Games Workshop • Para: iOS e Android

Ultimamente, não faltam adaptações do universo sci-fi "Warhammer 40,000" para o formato de games. "Space Hulk" acaba de ser lançado, mas "Space Wolf" já está a caminho.

Trata-se de um card game com representações detalhadas em 3D das batalhas. Diferente de "Heroes of Dragon Age", porém, o game deverá ter verdadeira profundidade estratégica e oferecer desafios que cobram mais do que sorte dos jogadores.