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Segundo pesquisa, mercado de jogos para PC faturou US$ 25 bilhões em 2013

do Gamehall

01/02/2014 18h03

Segundo dados da DFC Intelligence, firma de pesquisa e análise para a indústrica de games, o mercado de jogos para PC faturou US$ 25 bilhões em 2013, um aumento de US$ 3 bilhões sobre 2012. Os MOBAs "League of Legends" e "Dota 2" foram os games mais lucrativos do ano.

"Acreditávamos que, com a falta de grandes lançamentos, o uso total teria uma baixa" disse o analista Jeremy Miller ao site gameindustry.biz. "No entanto, os principais títulos de 2012 continuaram a ter bom rendimento em 2013, e novos jogos como 'Battlefield 4' e 'Total War: Rome II' tiveram boas performances".

A firma também notou o crescimento de horas de jogo em MOBAs comparando-se ao declínio dos jogos multiplayer massivos online. Até o final de 2013, MMOs caíram para cerca de 500 milhões de horas totais, enquanto MOBAs chegavam a quase 1,8 bilhão de horas. "Dota 2", da Valve, foi o jogo com maior taxa de crescimento no ano.

Modelo híbrido

"A grande surpresa é que o modelo de pagamento inicial ainda parece ir muito bem. 'Dota 2' cobrou uma taxa de US$ 30 por acesso ao beta antes de tornar-se gratuito, e um grande número de pessoas tomou vantagem disso", disse David Cole, da DFC. "Então vemos realmente um modelo híbrido onde é possível chamar [um jogo] de F2P mas cobrar um preço na hora da compra".

Os analistas esperam que 2014 seja um ano ainda mais promissor para os jogos de PC, já que muitos jogos da nova geração também terão versões para computador, com destaque para o lançamento de "The Elder Scrolls Online" e a possibilidade da adaptação de "GTA V" para a plataforma.

O estudo completo da DFC Intelligence será divulgado em 11 de fevereiro.

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