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Estrada no Carnaval? UOL Jogos lista bons passatempos para celulares

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

25/02/2014 16h30

Quem está acostumado a viajar Brasil afora durante feriados sabe que atravessar até mesmo as mais curtas distâncias pode demorar muito tempo em nossas estradas.

Para passar o tempo na ida e na volta das festanças de Carnaval, foliões inventam as mais diversas atividades... Que vão desde a brincadeira do fusca azul até dormir. Mas que tal algo melhor? Um joguinho no celular, talvez?

Você provavelmente já tem "Flappy Bird" instalado no seu aparelho, mas UOL Jogos selecionou alguns outros passatempos mobile que podem ajudá-lo a vencer o tédio no banco de passageiro do carro. Confira:

THREES!

Produtora: Sirvo • Em português? Não
Disponível para: iOS (US$ 1,99)

"Threes!" é um jogo simples que tem se mostrado muito popular nas últimas semanas por ser extremamente viciante. Sim, ele envolve números e conceitos matemáticos, mas não fuja: tudo é bem básico.

No game, o jogador controla um tabuleiro 4x4 em que peças numeradas podem aparecer. Inicialmente, elas surgem nas variações 1, 2 e 3. A combinação entre uma peça 1 e uma 2 rende uma nova peça 3, e é aí que o jogo começa de verdade. O objetivo é combinar as peças múltiplas de 3 iguais para criar outras com valores ainda maiores.

Para fazer isso, o jogador deve movimentar o tabuleiro para baixo, para cima, para a esquerda e para a direita, 'forçando' uma peça sobre a outra contra a parede para combiná-las. É um exercício simples, mas que pode acabar repentinamente caso o jogador abuse de movimentos não calculados. Quando acabam as jogadas possíveis, é fim de partida.

É difícil identificar a causa específica para isso, mas é praticamente impossível jogar apenas uma partida de "Threes!" por vez. Ele é um daqueles jogos que punem falhas apenas o suficiente para fazer com que o jogador sinta que pode fazer melhor em uma nova tentativa. Um ótimo passatempo.

SLAYIN

Produtora: FDG Mobile Games • Em português? Sim
Disponível para: iOS (US$ 0,99)

Diferente do clone "LvLn", o original "Slayin" consegue fazer de sua mecânica de jogabilidade simples algo palpável e divertido por causa da variedade de inimigos e de personagens selecionáveis.

Mas vamos por partes. No game, o objetivo do jogador é controlar um personagem para a esquerda e a direita, evitando ser atingido por inimigos que aparecem por todos os lados ao mesmo tempo em que tenta golpeá-los com suas habilidades. Pontos acumulam-se na medida em que os fãs realizam combos, e batalhas contra chefes quebram o ritmo da ação de uma maneira positiva.

Em suma, é uma versão bem simplificada da fórmula clássica de RPGs de ação 16-bit. Apesar de possuir um sistema de níveis e itens, "Slayin" é, na realidade, um jogo rítmico, em que precisão e reflexos rápidos contam muito mais do que os atributos de seu equipamento. Ou seja: o jogo perfeito para queimar alguns minutinhos de tédio no celular.

ONLY ONE

Produtora: Ernest Szoka • Em português? Não
Disponível para: iOS (grátis) • Android (grátis)

Em termos de conceitos, "Only One" não é muito diferente de "Slayin". Mas ao invés de buscar simplicidade, este game gratuito cobra mais empenho dos jogadores a cada partida... Mas também os recompensa com poderes mais explosivos e divertidos.

No controle daquele que deve ser o único a sobreviver em uma perigosa arena circular, o jogador tem como meta eliminar ou derrubar ondas após ondas de oponentes que surgem para enfrentá-lo. Inicialmente, meras espadadas são sua única defesa contra as hordas inimigas. Mas, com o tempo, o jogador coleta pontos de poder que podem ser trocados por novos movimentos.

Controlar o protagonista através do direcional analógico virtual pode não ser ideal, mas funciona. Com um pouco de prática, os obstáculos impostos por essa barreira técnica tornam-se irrelevantes - e derrotar até mesmo os mais crueis chefes, possível. Mas não fácil.

TRAILER MOSTRA A JOGABILIDADE DE "ONLY ONE"

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STUBIES

Produtora: Creatiu Lab • Em português? Não
Disponível para: iOS (US$ 0,99)

Aparentemente simples em um primeiro momento, "Stubies" é um daqueles jogos que podem fazer você arrancar os cabelos em seus estágios mais avançados.

Sua mecânica funciona assim: pequenas criaturas das mais diversas cores entram em cena correndo em direções aleatórias, e o objetivo do jogador é conduzí-las até outras criaturas que compartilhem de suas cores. Quando elas se encontram, elas desaparecem da tela e rendem alguns pontos. Fazê-las cair da tela ou então combiná-las com criaturas de outras cores, porém, pode acabar em confusão.

Seguindo o mesmo estilo de progressão de "Angry Birds" ou "Cut the Rope", o game tem estágios separados por 'mundos'. Inicialmente, a experiência é lenta e simples de acompanhar... Mas, já no terceiro mundo, os reflexos e os nervos estratégicos dos fãs já devem entrar em ação frenética.