Topo

Baralhos virtuais: UOL Jogos lista os melhores 'card games' para celulares

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

11/03/2014 18h00

Do Game Boy ao iPhone, dispositivos portáteis sempre foram perfeitos lares para a recriação digital de card games. E isso por um motivo simples: assim como um baralho, jogadores podem carregá-los no bolso para todos os lados.

Nos tempos do antigo portátil da Nintendo, as opções de jogos eram limitadas pela tecnologia da época. Hoje, porém, card games digitais nos celulares e tablets conseguem oferecer experiências integradas online, com espaço para partidas multiplayer e até mesmo atualizações com novas cartas.

Praticamente todos os fãs do gênero estão aguardando ansiosamente pela estreia de "HearthStone: Heroes of Warcraft" no formato. Mas enquanto a hora do game da Blizzard não chega, existem vários outros que podem servir para segurar a ansiedade. Confira:

SOLFORGE

Produtora: Stone Blade Entertainment • Em português? Não
Disponível para: iOS (grátis)

Enquanto "HearthStone" não chega, "SolForge" é essencialmente o rei do gênero no formato mobile. Com uma interface excelente, regras divertidas que provavelmente não poderiam ser reproduzidas fora do espaço virtual, e microtransações a um preço razoável, o game faz justiça ao pedigree de seu time de desenvolvimento - que já trabalhou nas versões 'reais' de "Magic" e "Ascension".

Além das regras que são diferentes o suficiente para entreter até veteranos do gênero, o game ainda se destaca pela enorme comunidade de jogadores, que torna a experiência mais proveitosa.

Um bônus: as atualizações são frequentes e bem generosas.

CARD CITY NIGHTS

Produtora: Ludosity • Em português? Não
Disponível para: iOS (US$ 1,99) • Android (R$ 4,67)

"Card City Nights" pode não ser o mais épico dos card games, nem o mais complexo. Mas esses são seus pontos mais fortes.

Ao invés de exagerar na dose com os dragões e cavaleiros, o jogo dos criadores de "Ittle Dew" brilha por seu humor leve e pelo fato de que ele tira sarro de seu próprio gênero o tempo todo. Um exemplo: a primeira batalha do título é contra um bichinho de estimação... E perdê-la faz com que outros personagens tirem o maior sarro do jogador.

A ação do jogo se passa em um tabuleiro com dezoito espaços. Cada jogador tem 9 deles para posicionar suas cartas de forma que as setinhas ao seu redor se conectem. Cartas são ativadas apenas quando sequência de três setas ficam ligadas. Assim, o posicionamento delas é o aspecto mais importante de qualquer estratégia.

Com o baralho inicial, vencer é difícil. Mas com a prática vem a experiência, e então as disputas contra o computador tornam-se mais divertidas. Um bônus: o jogo é pago, mas não cobra nenhuma microtransação.

ASSISTA AO TRAILER DE "CARD CITY NIGHTS"

  •  

MAGIC 2014

Produtora: Wizards of the Coast • Em português? Sim
Disponível para: iOS (grátis) • Android (grátis)

Todos os anos, a Wizards of the Coast tenta capturar novos jogadores e divertir casualmente fãs de "Magic: The Gathering" com a série "Duels of the Planeswalkers". "Magic 2014" é a nova versão dessa linha, que apresenta uma versão simplificada da fórmula do mais bem-sucedido card game da história.

Decks pré-montados e desafios contra o computador regem o ritmo de "Magic 2014", que permite aos jogadores experimentar estratégias com as cartas das mais recentes coleções do game.

Em termos de conteúdo e interface, "Magic 2014" fica muito atrás de 'jogos completos' como "SolForge". Mas a fórmula da série, que já passou por décadas de evoluções, é imbatível. Como uma versão digital completa e acessível do jogo provavelmente nunca existirá... Vale aproveitar aquilo que existe.

Uma nota: partidas multiplayer funcionam apenas via conexão local, e não online.

ASCENSION: CHRONICLE OF THE GODSLAYER

Produtora: Incinerator Studios • Em português? Não
Disponível para: iOS (grátis)

Um dos mais populares card games disponíveis hoje para iOS, "Ascension: Chronicle of the Godslayer" diferencia-se da competição principalmente por causa de sua mecânica de construção de baralhos. Ao invés de montar decks específicos que devem ser utilizados em todas as partidas, o jogo oferece aos fãs a possibilidade de construir suas estratégias em tempo real a cada novo desafio.

Esse detalhe define o ritmo de jogo mais do que sua excelente interface. E ele traz tanto pontos positivos quanto negativos. Começar cada partida do zero, sem o risco de enfrentar um jogador com um baralho pré-montado invencível, é algo bom - mas depender mais do que o normal na sorte pode tornar a experiência enjoativa.

Por causa de sua natureza 'aleatória', "Ascension" não deve ser jogado com tanto afinco quanto um "Magic: The Gathering", mas serve para entreter dentro de sua proposta. Além do mais, partidas com quatro jogadores são extremamente divertidas.