Topo

Testamos: "Trials Fusion" mexe pouco em fórmula de sucesso e diverte muito

Luiz Hygino

do Gamehall

12/03/2014 13h33

Ao mesmo tempo em que novas e gigantescas super-produções têm se tornado cada vez mais comuns na indústria dos games, jogos simples e modestos têm surgido, igualmente divertidos e viciantes. A série "Trials", da Ubisoft, é um desses exemplos.

“Trials HD” e “Trials Evolution” conseguiram enorme sucesso na Xbox Live Arcade. “Evolution”, o mais recente capítulo da série, fez tanto sucesso que só perdeu o trono de jogo mais baixado da Live quando o colosso “Minecraft” chegou ao Xbox 360.

A Ubisoft entendeu, então, que em time que está ganhando não se mexe, ou melhor, se mexe pouco. Há sempre espaço para melhora, e é isso que UOL Jogos pôde conferir na última terça (11), testando “Trials Fusion”, próximo episódio da série de motocross de plataforma.

A mesma física de controle das motocicletas, baseada, basicamente, em aceleração e inclinação, dá o rumo em “Fusion”. Veteranos na série vão se sentir muito confortáveis com o game, enquanto novos jogadores provavelmente levarão apenas alguns minutos para entender e começar a dominar os controles, bastante intuitivos. Todo tipo de dica ou técnica avançada é passada para o jogador, ainda assim, através de pequenos tutorias que vão sendo apresentados durante o progresso no jogo.

E é no aprendizado e nas pequenas melhoras que “Trials Fusion” vicia. A cada nova técnica dominada, o que se sente é vontade de revisitar cada uma das pistas já vencidas, para aumentar a pontuação e conseguir mais medalhas, de ouro, prata ou bronze, premiadas aos jogadores de acordo com seu desempenho. As medalhas ajudam a desbloquear novas motos, vestimentas, capacetes e pistas.

VEJA O TRAILER DE "FUSION" (E O PORTÁTIL "FRONTIER")

  •  

Além da disputa pelo menor tempo, “Trials Fusion” traz também um sistema de manobras que promete incrementar a disputa por maiores pontuações. A alavanca analógica da direita permite aos jogadores a realização de diversos truques, como os tradicionais front-flips e back-flips.

Se a quantidade restrita de pistas do jogo poderia significar diversão limitada, o modo de criação anula o perigo. Criar seu próprio percurso, com obstáculos e desafios, é bastante complexo, o que pode afugentar os jogadores mais casuais. A boa notícia para os preguiçosos é que milhares de pistas criadas por jogadores ficam à disposição de todos, nos servidores da Ubisoft. Um sistema de avaliação do público até cria listas com as pistas de maior sucesso.

Embora indisponível durante o teste, o modo multiplayer do jogo, para até 4 jogadores, promete ser outro ponto forte de “Trials Fusion”.

Depois de dois títulos exclusivos da Microsoft, “Trials Fusion” chega no dia 15 de abril para Xbox 360, Xbox One, PC e PS4.