"Queremos lançar o Rift no Brasil", diz Oculus VR
Realidade virtual. Eis aí a próxima tendência para o mercado de games: a Sony acabou de anunciar o Project Morpheus, para o PlayStation 4 e, de acordo com o The Wall Street Journal, a Microsoft também está trabalhando em um dispositivo similar para o Xbox One.
Mas há uma empresa pioneira, a Oculus VR, que pretende colocar no mercado o Rift, ainda em fase de desenvolvimento, até final de 2015. E de acordo com Aaron Dean Davies, diretor de relações com desenvolvedores da companhia, o Brasil está nos planos: “No momento nosso principal foco ainda são os produtores. Assim que fizermos a transição para o consumidor, com o produto final, teremos eventos para o público”, explica o executivo. “Queremos o Oculus VR no Brasil”.
Davies não entrou em detalhes sobre a estratégia para mercados como o Brasil, mas deixou pistas no ar: “Há muitos acordos de confidencialidade envolvidos, mas vou viajar muito ao Brasil nos próximos meses”. Considerando que a função do executivo é lidar com desenvolvedores, as visitas podem estar relacionadas com a criação de conteúdo local para o Oculus Rift.
Competição é sempre benéfica
Especulações à parte, Davies vê com bons olhos a entrada da Sony no mercado de realidade virtual, mas não sem “espetar” de leve a agora concorrente: “Competição é sempre benéfica para desenvolvedores e consumidores. A Oculus é líder na área e vai continuar assim, mas nós saudamos os novos entrantes”.
Durante a Game Developers Conference 2014, a Oculus VR anunciou o início das vendas da 2ª versão para desenvolvedor do Rift, que sai por US$ 350 e será entregue a partir de julho. A versão, além de ter um design mais amigável que a anterior, incorpora tela OLED de baixa persistência e sensor de movimentos, recursos para diminuir o efeito borrão e minimizar enjoos ao utilizar o dispositivo.
PROJECT MORPHEUS VS. OCULUS RIFT
ESPECIFICAÇÕES | MORPHEUS | RIFT |
Display | LCD | OLED |
Tamanho do painel | 12,7cm | 14,22cm |
Sensores internos de movimento | Acelerômetro, giroscópio de 3 eixos | Acelerômetro, giroscópio de 3 eixos, magnetômetros |
Sensor externo de movimento | PS4 Camera | Câmera externa para PC |
Velocidade do sensor de movimento | 1000 Hz | 1000 Hz |
Campo de visão | 90º diagonal | 110º diagonal |
Conexão | HDMI e USB | HDMI, USB e DVI |
Audio | Som 3D e suporte para heaadset | Nenhum |
Controles | PS Move, DualShock 4 | Todos os controles compatíveis com PC |
TRAILER APRESENTA NOVO MODELO DO OCULUS RIFT
A GDC 2014 vai até o dia 21 de março, sexta-feira, em San Francisco, nos EUA, com cobertura in loco de UOL Jogos.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.