Topo

Testamos: Decapre lembra Cammy, mas tem golpes únicos em "Ultra Street IV"

Luiz Hygino

do Gamehall

27/03/2014 15h26

“Sério, cara. É só escolher o Zangief, dar dois pilões e já era”.

Não mais, amiguinhos.

Em um evento da Capcom na semana passada, UOL Jogos teve a oportunidade de testar “Ultra Street Fighter IV”, a versão definitiva do mais recente jogo da série clássica. E saiu de lá com duas palavras ecoando na cabeça: equilíbrio e Decapre.

Desde julho de 2008, 4 versões do jogo foram lançadas: "Street Fighter IV", "Super Street Fighter IV", "Super Street Fighter IV Arcade Edition" e "Super Street Fighter IV Arcade Edition ver.2012”. A cada versão, a Capcom tentava equilibrar os atributos dos personagens, diminuindo o poder de um golpe aqui, aumenta vida de outro ali. Nenhuma das vezes com tamanha precisão quanto em “Ultra”.

Mesmo com a adição de cinco novos personagens, o jogo parece bastante equilibrado, sem nenhum “apelão” entre o elenco do jogo.

Mas, para aqueles que sofrem só de imaginar a ausência desse ou daquele personagem de versões anteriores, a Capcom apresenta uma solução simples e bastante satisfatória.

Ao escolher seu lutador favorito, você pode escolher também qual versão dele, respectiva à versão do jogo, quer usar. O que às vezes pode desfazer o tal equilíbrio, mas agrega à diversão. E acaba de uma vez por todas com os debates eternos sobre “qual personagem de qual edição era o mais poderoso?”. Pra descobrir, é só jogar.

CONHEÇA A FUNÇÃO EDITION SELECT DE "ULTRA STREET IV"

  •  

Cammy? É você?

Duas longas tranças louras, um collant justíssimo, manoplas vermelhas e alguns movimentos que não deixam dúvida: Decapre, a quinta e última lutadora de “Ultra” (a única inédita) é um clone da Cammy.

Assim como Cammy, originalmente, Decapre é uma Bison Doll, uma das assassinas criadas e treinadas para formar a guarda pessoal de elite do líder da Shadaloo. Diferente de Cammy, Decapre ainda parece estar sobre o controle mental de M. Bison.

Essa “Cammy do Mal”, no entanto, encerra as semelhanças com a personagem original quando a porradaria começa. Decapre usa e abusa de ataques oriundos de duas lâminas que têm nos punhos, invocadas através do mesmo Poder Psíquico de M. Bison (Cammy é um clone de Bison, Decapre é um clone de Cammy, logo…).

As garras (uma espécie de mistura entre Assassin’s Creed e Mass Effect) fazem de Decapre uma excelente lutadora à média distância, bastante veloz e com um repertório incrível de combos e truques para encurralar seus oponentes. Para confundir e surpreender seus adversários, Decapre também consegue se teletransportar pela tela, à distâncias distintas, usando seu Poder Psíquico, o que nas mãos dos jogadores mais experientes pode se tornar uma característica fatal.


O golpe Ultra de Decapre também é bastante interessante. A lutadora russa (clones tem nacionalidade?) lança uma enorme bola de Poder Psíquico que vai em direção aos adversários de forma bem lenta, quase torturante. Apesar de parecer ser pequena o suficiente para que o jogador consigo saltar por cima dela, todas as tentativas de evasão do autor desta matéria foram fracassadas. E foram muitas. Decapre também consegue atravessar livremente a tal bola de Poder Psíquico, utilizando o poder quase como um escudo.

Em tempo: a máscara de Decapre não é apenas para fazer charme, ou por uma admiração secreta por Vega. Metade do rosto da lutadora é coberto por uma enorme cicatriz de queimadura.

VEJA UMA DEMONSTRAÇÃO DE 11 MINUTOS DE DECAPRE

  •