Topo

Falta conexão constante no celular? Veja jogos online que não cobram Wi-Fi

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

02/04/2014 19h10

Quando pensam em jogos multiplayer, a maioria das pessoas imagina os tiroteios frenéticos de "Call of Duty" ou as partidas em rede de um "FIFA". Ação em tempo real, baseada em conexões constantes com a rede.

Em casa, consoles estão sempre conectados... Mas celulares, mundo afora, nem sempre têm uma conexão boa o suficiente para garantir o funcionamento dessas experiências mais pesadas.

Felizmente, fãs de disputas online podem aproveitar em seus smartphones ou tablets vários tipos de jogos que as apresentam em um formato assíncrono. Ou seja: você e seus oponentes ou companheiros não precisam estar conectados ao mesmo tempo. Basta realizar seus movimentos e esperar para que os outros jogadores façam o mesmo.

UOL Jogos separou algumas sugestões de games que oferecem um modo online assim. Confira:

BOOM BEACH

Produtora: Supercell • Em português? Não
Disponível para: iOS (grátis)

Uma espécie de sequência para o extremamente popular "Clash of Clans", "Boom Beach" transporta as principais ideias e mecânicas do game anterior da Supercell para um novo cenário. Ao invés de clãs de bárbaros, os jogadores agora controlam exércitos organizados, com bases firmadas em ilhas.

Trata-se de um daqueles jogos que estão sempre rodando, funcionando. Mesmo quando o aplicativo não está aberto no celular de um jogador, a vila deste ainda pode ser invadida por oponentes... Então cabe a ele firmar bem suas defesas para os momentos de perigo.

"Boom Beach" cobra uma conexão com a internet, mas não é exigente em termos de qualidade. Um sinal 3G costuma ser suficiente para que a base seja explorada, expandida e reforçada, ou então para que instalações inimigas sejam invadidas.

Ele não é um jogo único, nem mesmo é um dos mais originais - mas ganha da concorrência por dois fatores. Em primeiro lugar, ele é extremamente populoso, assim como "Clash of Clans". E depois: sua apresentação é impecável. É grátis, então merece uma conferida.

TICKET TO RIDE

Produtora: Days of Wonder • Em português? Não
Disponível para: iOS (US$ 6,99) • Android (R$ 15,84)

Um clássico dos tabuleiros, "Ticket to Ride" transforma a exploração e o controle da malha ferroviária de uma região do mundo em uma espécie de Guerra Fria, em que jogadores devem sempre tentar estar um passo à frente de seus oponentes para cumprir seus objetivos.

No controle de 'cartas-destino', os participantes da brincadeira devem dominar rotas de trilhos com suas pecinhas coloridas para pontuar. A experiência lembra bastante outros jogos que giram em torno do controle territorial do tabuleiro, como "Carcassone".

Em seu formato digital, disponível tanto para smartphones quanto tablets iOS e Android, o game é a perfeita experiência multiplayer para aqueles que nem sempre estão conectados. Além de um modo online assíncrono, ele ainda oferece a possibilidade de até cinco pessoas alternarem o controle de um único dispositivo para competir. Por sua natureza em turnos, claro, tudo isso funciona perfeitamente.

DRAW SOMETHING 2

Produtora: Zynga • Em português? Sim
Disponível para: iOS (grátis) • Android (grátis)

O auge da febre de "Draw Something" pode já ter passado... Mas o game continua sendo um dos maiores destaques em termos de multiplayer assíncrono.

Para quem não conhece: em "Draw Something" (e sua sequência), o objetivo é fazer com que seus companheiros de partida consigam adivinhar o que você está desenhando rapidamente. Com o tempo, os jogadores tornam-se mestres não apenas de desenhar, mas também de fazer adivinhações bizarras a partir dos mais inócuos rabiscos.

Assim como "QuizUp" e outros games do gênero quiz, é possível disputar partidas em tempo real, ou então realizar suas ações e esperar até que seus oponentes façam as dele. Felizmente, a quantidade de usuários recorrentes no aplicativo ainda é bem grande; assim, não é difícil encontrar novos desafiantes a qualquer hora do dia.

REAL RACING 3

Produtora: Electronic Arts • Em português? Sim
Disponível para: iOS (grátis) • Android (grátis)

Uma das maiores máquinas de fazer dinheiro da Electronic Arts no espaço mobile, claro, é gratuita. "Real Racing 3" perverte as mecânicas criadas por seus predecessores com uma série de esquemas dúbios de microtransações, que transformam o progresso pelos circuitos em atividades muito mais lentas do que deveriam ser.

Mas, na hora da corrida, o game ainda tem seus méritos. Ele é bonito, cheio de veículos e pistas diferentes, e oferece uma série de diferentes opções multiplayer. A que interessa aqui é a de 'Time Shifted Multiplayer', conforme batizada pelos desenvolvedores da Firemonkey Studios.

Através dessa opção, jogadores podem disputar corridas contra rivais mesmo quando estiverem offline. O sistema funciona da seguinte maneira: a cada percurso, o 'fantasma' dos jogadores é gravado na memória do tablet ou smartphone. Assim que ele se conecta à rede, as informações de sua performance são enviadas para os servidores do game e repassadas para outros jogadores.

Claro: um modo multiplayer tradicional, com corridas em tempo real, também está disponível.