Topo

Só no Japão: 'Pokémon' da Level-5, "Yo-Kai Watch" vira febre após anime

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

04/04/2014 19h22

Uma nova mania se instalou no arquipélago nipônico: a onda agora é "Yo-Kai Watch", mais um projeto crossmídia da produtora Level-5 (de "Ni no Kuni").

Esse é o terceiro produto da companhia que acontece em diversas mídias, assim como foi "Inazuma Eleven" e "Little Battlers eXperience". No caso de "Yo-Kai Watch", começou nos quadrinhos, depois veio um game para 3DS e, no começo do deste ano, estreou um desenho animado.

E aparentemente foi a estreia na TV que consolidou o sucesso da franquia. Desde então, brinquedos da série viraram objetos disputados e se esgotam rapidamente das lojas. O game, lançado em julho de 2013, ainda aparece bem colocado na lista dos mais vendidos e já totaliza 662 mil cópias.

Conheça "Yo-Kai Watch"

Tanto o tema quanto a abordagem comercial de "Yo-Kai Watch" se assemelham a "Pokémon", da Nintendo, que também possui games, desenhos e brinquedos. No jogo da Level-5, o protagonista é um garoto de 11 anos (Keita) que se torna amigo de um 'youkai' (Whisper), uma palavra japonesa que descreve monstros, fantasmas e demônios.

É um RPG em que o jogador deve desvendar o que está por trás de diversos acontecimentos estranhos, quase sempre obra dos youkais, que são invisíveis aos olhos humanos, mas podem ser detectados com relógio especial que Keita ganhou de Whisper. Há todo um lance de capturar os monstrinhos para você usá-los durante as batalhas. É ou não é "Pokémon"?

Por enquanto, o game só está disponível no Japão, mas a Level-5 está fazendo sondagens para lançar o game no Ocidente e até já registrou a marca "Yo-Kai Watch" nos Estados Unidos.