Topo

Nintendo se desculpa por ausência de relacionamento gay em "Tomodachi Life"

Do UOL, em São Paulo

09/05/2014 18h24

A Nintendo se pronunciou nesta sexta-feira (9) sobre a polêmica decisão de não permitir relacionamentos homossexuais em "Tomodachi Life", simulador "de vida" para o portátil 3DS que chegará ao ocidente em junho.

"Nós nos desculpamos por desapontar muitas pessoas por falhar em introduzir relações entre personagens do mesmo sexo em 'Tomodachi Life'", diz a Nintendo.

"Infelizmente, nós não temos como mudar o design do jogo, e uma mudança de desenvolvimento deste porte não pode ser realizada com uma simples atualização".

"Na Nintendo, dedicação sempre significou ir além dos jogos para promover um senso de comunidade, e compartilhar um espírito de diversão e alegria. Estamos comprometidos em levar adiante nossos valores de longa data, de diversão e entretenimento para todos".

"Nós gostariamos de dizer que, se criarmos um novo título na série 'Tomodachi Life', vamos nos esforçar para criar um design do zero, que seja mais inclusivo e represente melhor nossos jogadores".

Sem igualdade

A polêmica em torno de "Tomodachi Life" se instaurou após comentários de um representante da empresa em uma entrevista ofenderem a comunidade gay. Na ocasião, o representante disse que o objetivo de "Tomodachi Life" não é criar discussões sociais, mas sim, proporcionar diversão em um mundo alegre e fantasioso.

"Esperamos que nossos fãs encarem o 'Tomodachi' como um jogo esmerado e único, e que, em nenhum momento, tivemos a intenção de fazer qualquer crítica social", acrescentou a nota.

As declarações vieram pouco depois que a campanha "Miiquality" foi lançada nas redes sociais, pedindo a volta da opção de relacionamento entre personagens do mesmo sexo no universo de "Tomodachi Life". "Estamos usando essa experiência para entender melhor nosso consumidor", comentou a Nintendo, "estamos escutando e pensaremos em como responder".

Sucesso no Japão, "Tomodachi Life" sai em 06 de junho para Nintendo 3DS no ocidente.