Topo

Quer jogar online? Veja 5 dicas essenciais para entrar nesse mundo

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

20/05/2014 16h45

Os jogos online estão entre nós há tanto tempo que muitos de nós nem paramos para pensar o que poderia ser feito para aproveitar melhor esses games. Algumas vezes, o simples fato de conseguir se comunicar melhor com o time, usando a voz no lugar do teclado, pode dar vantagem para seu lado.

Outras vezes só de ver um jogador profissional atuando pode servir de inspiração e levá-lo para o topo dos rankings. Foi pensando nisso que UOL Jogos reuniu cinco dicas para ajudar a você, iniciante ou não, a aproveitar melhor os games. Acompanhe:

1 - Solte a voz

"World of Warcraft", "Dota 2", "League of Legends", "Starcraft II"… São tantos jogos online que estão à disposição hoje em dia que fica até difícil escolher. Pior mesmo é se comunicar com as pessoas – ficar parado para escrever mensagens é uma das coisas mais recorrentes nos games hoje em dia. Isso seria diferente se você usasse um programa de conversa por voz para organizar suas estratégias e coisas do tipo.

O primeiro da lista de muita gente é o Skype, que é o programa de bate papo online mais popular no Brasil, apesar de ser "pesado" para jogos e consumir muita banda. Porém, existem alternativas interessantes que você pode usar de acordo com seu jogo favorito.

Atualmente o jogo no foco dos desenvolvedores é "League of Legends", que sozinho possui dois softwares com recursos exclusivos para o game. Um deles é o Curse Voice, recém-lançado e que se integra com a interface do jogo. Outro é o Razer Comms, que é leve, porém alguns de seus recursos, como ver as runas do time adversário, foram retirados na última atualização.

Já para quem gosta de um bom MMO, como "World of Warcraft" e "Guild Wars 2", precisa de um gerenciador de times para enfrentar masmorras ou raides, a dica é ir de TeamSpeak, RaidCall ou Ventrilo. A mesma dica vale para jogos de tiro, em que a coordenação da equipe é vital para a vitória da partida.

O charme desses programas é poder criar salas para grupos de jogadores. Dessa forma você pode, por exemplo, colocar grupos em funções específicas e seus integrantes podem se comunicar melhor para fazer estratégias.

Já o lado negativo é que tanto o TeamSpeak quanto o Ventrilo, precisam de servidores pagos para que todos os recursos fiquem disponíveis. Não é muito caro - fica em torno dos US$ 15 por ano para o grupo.

Ao lado você confere os principais programas de conversa para voz usados em games. Avalie as características de cada um e veja qual é o mais adequado para você e seus amigos.

2 - Deixe a tecnologia te ajudar

Sabe chegar em uma missão? Quer saber se vale a pena carregar aquele item que caiu do Murloc derrotado? Em diversos MMOs existe uma opção em que você pode adicionar modificações que o ajudam nas mais diversas situações. Geralmente, nos sites oficiais dos jogos existem listas de programas e modificações (mods) liberados para uso e que podem ajudá-lo.

Em "World of Warcraft", por exemplo, o Curse Client é um dos programas mais usados e úteis: ele baixa e instala utilitários como barras extras de atalho, tutoriais de quests, mapas mais detalhados e outras tantas funções criadas pela comunidade. Atualmente o Curse Client é compatível  "Rift", "Terraria", "Minecraft", "World of Warcraft" e mais uma penca de jogos.

Em games do Steam, vale a pena passar pelo Workshop, que é uma área que possui diversos extras e a maioria basta baixar para usar. Em "Dota 2", por exemplo, você encontra guias para personagens, itens para deixar o visual do game mais bacana e muitas outras coisas legais.

3 - Aprenda com os profissionais

Outra dica para jogar melhor é aprender com os profissionais. Hoje em dia, o Twitch.tv é o destino oficial para quem quer ver jogadores profissionais em ação em partidas de campeonatos ou até mesmo em jogos amistosos – é quase como se fosse um canal de esporte, só que só para games.

PRINCIPAIS CANAIS PARA ACOMPANHAR NO TWITCH

"DOTA 2"
Nomad
Arena Gaming
GyrFalco
"LEAGUE OF LEGENDS"
X5 TV
CNB Tksh
Pain brtt
COUNTER-STRIKE
Games Academy Fallen

Na página inicial do site você encontra os principais jogos do momento como "Dota 2", "League of Legends", "Hearthstone", "Minecraft" e outros.  A tabela ao lado mostra os principais 'streams' (canais de transmissão de jogadores). Para aproveitar melhor a ferramenta, fique ligado quando o canal for ao ar – existe uma opção no Twitch que envia e-mails de aviso – e aproveite para entrar no bate-papo com outros jogadores para tirar dúvidas.

Outra forma de aprender os macetes dos jogos é seguir sites específicos com guias e estratégias. Em "League of Legends", por exemplo, são centenas de opções como o LoLking (em inglês) e Meu League (em português), que ensinam quais itens comprar e até estratégias avançadas para os campeões. Fique de olho principalmente em guias de jogadores profissionais , que sempre estão completos e com explicações de como agir em cada situação.

Vale lembrar que "Dota 2" e "World of Warcraft" possuem guias integrados aos jogos que vão ajudar você a se acostumar com as mecânicas.

4 - Socialize e encontre amigos para jogar

Jogos online são extremamente sociais. Você precisa conversar com companheiros de equipe para preparar estratégias, saber o momento certo para dar cobertura ou até mesmo quando soltar magias de cura e de proteção em RPGs online. E o melhor lugar para encontrar pessoas para fazer isso (sem ser dentro do game, claro) é em redes sociais.

Hoje em dia existem serviços dedicadas a jogos, como o Raptr, PlayFire e o Xfire. Esses lugares são excelentes para achar pessoas que buscam grupos de jogo e querem formar "times".

O Raptr, por exemplo, permite que você entre em grupos de jogos específicos. O lado negativo é que nesta rede social a grande maioria dos usuários fala apenas inglês, mas não se assuste: existem diversos brasileiros na rede e você pode usar o aplicativo de smartphone ou desktop para se comunicar com eles.

Outra alternativa é o Alvanista, rede social criada no Brasil em que você conversa com outros jogadores, entra em grupos de games e vê o que outras pessoas estão jogando. Claro, não podemos esquecer também do Facebook, que contém milhões de comunidades de jogos – basta ter paciência para achar o grupo em que você se encaixa melhor.

5 - Siga a etiqueta online

Essa é "A" dica de ouro. Tratar os outros jogadores com educação faz parte da chave para a vitória. A Riot Games estuda esse caso mais profundamente e divulgou resultados que fazem você pensar antes de soltar um palavrão no chat do jogo. Segundo a empresa, um jogador nervoso e mal-educado reduz a chance de vitória do time em 54% - UM jogador, agora imagine o que acontece se outros integrantes entram na onda.

GGWP

Reprodução
Sabe o que está escrito aí em cima? É a sigla para "Good Game Well Played" ou em português é "Bom Jogo, Bem Jogado". Essa sigla universal é dita pelos jogadores no final das partidas e é uma forma de mostrar respeito ao time adversário. Mas é bom lembrar que todo jogo tem seu jargão e é bacana saber o que o pessoal está falando, por isso, vale a pena dar uma pesquisada com a comunidade de seu jogo favorito para saber o que o pessoal fala durante as partidas.

Esses nervosinhos são chamados pela comunidade gamer como "jogadores tóxicos" e estão cada vez mais presentes nos games online. E isso não é exclusividade dos games de computador: tem muito jogador tóxico nos consoles também.

Se algum outro jogador for mal-educado em sua partida, não retruque: ignore-o. Para isso a maioria dos jogos conta com a opção "silenciar jogador" ou "mute". Dessa forma, as mensagens do chatão não vão aparecer para você e seu jogo vai prosseguir com mais calma.

Outra dica é não insultar o time adversário: lembre-se os jogadores do outro lado são pessoas como você. Hoje eles podem ser seus adversários, mas em algum outro dia podem ser seus aliados. Você não gostaria de ser companheiro de alguém que outro dia gritou pra você "seu noob" – se não for coisa pior.