Topo

Grátis para celulares, "PES Manager" é bola fora da Konami

Do UOL, em São Paulo

21/05/2014 14h00

Lançado na última segunda-feira (19), "PES Manager" marca mais um passo em falso da Konami no tratamento de sua franquia de jogos de futebol.

Disponível para iOS e Android de graça, o game chega com a promessa de simular o aspecto administrativo do esporte, tal qual a linha concorrente "Football Manager". Mas a experiência é rasa, e parece ter como único objetivo instigar o jogador a gastar dinheiro de verdade para acelerar seu progresso.

Ao criar seu time no game, o fã é premiado com uma 'insígnia' de jogador especial. Cada uma destas representa um atleta das ligas europeias, e deve ser escalada antes de cada partida. Após montar seu esquema técnico, o fã assume então o papel de um espectador, capaz apenas de fazer substituições ao longo da partida enquanto os jogadores atuam sozinhos.

Até aí, tudo bem - afinal, "PES Manager" é um simulador administrativo. O problema é que você não tem nenhum poder real sobre a performance de seu time, com opções reais de treinamento ou outras ações fora do campo. Tudo depende da sorte. A sorte de encontrar uma insígnia boa; de um jogador realizar um gol de repente; e por aí vai.

ASSISTA AO TRAILER DE LANÇAMENTO DE "PES MANAGER"

  •  

A apresentação do game não o ajuda. Seus menus são confusos, cheios de botões e ícones posicionados de maneira inconsistente a cada tela. Ao mesmo tempo, as partidas são representadas com gráficos dignos do primeiro PlayStation, e os jogadores em campo movimentam-se de maneira nada humana. E o pior: é preciso estar conectado à internet para jogar.

Com simuladores administrativos de futebol muito melhores que "PES Manager" disponíveis tanto para Android quanto iOS (como o próprio "FM"), é difícil recomendá-lo. Mesmo ele sendo grátis. Assim como um "Dungeon Keeper", o título não passa de um simulador de perda de tempo sem qualquer desafio ou complexidade além de suas contagens regressivas.

  • Fã tem poucas opções para modificar sua experiência de jogo