Topo

De e-sport a "Minecraft": veja lista de 5 documentários gratuitos de games

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

23/05/2014 12h42

De uns tempos pra cá dá pra dizer com propriedade que videogame virou 'coisa de gente grande'.

Produções com orçamentos cada vez mais inflados, estúdios com dezenas e dezenas de funcionários, métricas cada vez mais diversas disponíveis e até mesmo estudos acadêmicos variados.

Com tanta história e assunto pra discutir e acompanhar, claro que aparece também a galera disposta a documentar a evolução da mídia.

Em especial, nos últimos anos vimos aparecer diversos documentários sobre jogos eletrônicos, seja feitos por fãs ou às vezes pelas próprias produtoras de games.

Felizmente, muitos deles estão disponíveis de graça, prontinhos para serem vistos aqui pela internet. Listamos algumas das opções mais bacanas disponíveis atualmente logo abaixo para você curtir e acompanhar.

Tem alguma sugestão que não está na lista? Compartilhe no espaço para comentários, logo no final da página!

Blizzard Retrospective (2011)

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR
Legendas em português: Sim

Duas décadas de história são contadas em pouco mais de 48 minutos nesta produção da própria Blizzard. Como já é de se esperar, há entrevistas com fundadores da empresa, a exemplo de Mike Morhaime e Allen Adham.

O Brave New World (2011)

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR
Legendas em português: Não

Poucos meses antes de completar 20 aninhos de existência, a produtora Bungie anunciou um acordo de 10 anos com a Activision, que eventualmente se revelaria como o acerto para o desenvolvimento de "Destiny".

Mais do que isso, o contrato marcou o fim da jornada da Bungie com "Halo" e o herói Master Chief. Este e outros assuntos - como o surgimento do estúdio - são debatidos neste documentário, feito pela própria Bungie.

Free to Play (2014)

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR
Legendas em português: Sim

Produzido pela Valve (a mesma da série "Half-Life" e o Steam), este documentário foca na rotina de três jogadores profissionais de "Dota 2" como forma de tentar explicar o cenário do e-sport pelo mundo.

"Free to Play" está disponível também para download no Steam e há uma versão especial com itens especiais para usar no "Dota 2".

Minecraft: The Story of Mojang (2012)

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR
Legendas em português: Não

"Minecraft" é um verdadeiro fenômeno, mas começou como um pequeno e humilde projeto do programador de Markus 'Notch' persson, hoje uma celebridade indie.

"Story of Mojang" está disponível também para compra no site oficial da produção, em versões normal e deluxe, com extras como comentários dos produtores, entrevistas e cenas deletadas. O site oficial oferece também outros itens, como camisetas e pôsteres.

I Am Street Fighter (2012)

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR
Legendas em português: Não

Lançado originalmente na caixa especial em comemoração aos 25 anos de aniversário da série, que vem com diversos jogos, CDs de trilha sonora e até um boneco do lutador Ryu, "I Am Street Fighter" reconta as origens da popular série.

Além de declarações de fãs da franquia, o vídeo de apenas 72 minutos conta ainda com entrevistas de Yoshinori Ono, atual produtor da série, e Seth Killian, que durante anos foi gerente de comunidade da Capcom.

PRA QUEM QUER SABER MAIS....

Listamos no texto principal da reportagem apenas documentários gratuitos, mas há um punhado de filmes pagos que merecem destaque também.

Disponível para compra e em alguns serviços de streaming, como o Netflix, "Indie Game: The Movie" acompanha os desenvolvimentos de "Fez" e "Super Meat Boy", além de conversar com Jonathan Blow sobre a produção e o legado de "Braid".

Por sua vez, "The King of Kong: A Fistful of Quarters" (2007) usa o clássico fliperama da Nintendo "Donkey Kong" para ilustrar a inusitada rivalidade entre Steve Wiebe e Billy Mitchell pelo recorde mundial de pontuação no game.

Já "Super Game Jam", lançado neste mês de maio no Steam, mescla documentário com videogame, mostrando figuras famosas da cena indie unindo forças para criar games em apenas 48 horas. O bacana é que os documentários acompanham protótipos jogáveis dos títulos, assim como imagens de bastidores e outros extras.

O episódio de maio já está disponível e haverá mais quatro, um por mês, encerrando em setembro.