Topo

E3: "Forza Horizon 2" quer preencher vaga de "Need for Speed" no Xbox One

Pablo Raphael

Do UOL, em Los Angeles

10/06/2014 10h25

Carros velozes rasgando a estrada em uma disputa de velocidade e ousadia, acompanhados de uma ótima trilha sonora e um único objetivo: cruzar a linha de chegada em primeiro, custe o que custar. Se vocêpensou em “Need for Speed”, émelhor pensar de novo.

O jogo de corrida da vez é“Forza Horizon 2”, seqüência da ótima produção da PlayGround Games que estreou no Xbox 360 em 2012, levando os bólidos de “Forza Motorsport”para fora dos circuitos fechados e direto para um mundo aberto cheio de desafios e descobertas para fazer.

“Horizon 2”expande a fórmula do original, com uma ambientarão maior e mais diversificada, mais carros - a produtora fala em mais de 200 máquinas para escolher - e novos desafios, em especial as mudanças climáticas dinâmicas, nome pomposo para a chuva que pode rolar de uma hora para outra durante as corridas.

ASSISTA AO TRAILER DE "FORZA HORIZON 2" DA E3 2014

  •  

No volante

UOL Jogospilotou três diferentes carros em uma prova de “Forza Horizon 2”desenhada especialmente para a E3 2014. A corrida começava em uma zona rural, cheia de fazendas e bem aberta, passava por desfiladeiros sinuosos e terminava em uma cidadezinha no Mediterraneo, em uma amostra do que vem por aí.

No teste, guiei um Corvette, um Nissan GTR e um Lamborghini Huracan. Cada um dos veículos possui uma pegada própria, com diferenças notáveis nas curvas, na aceleração e principalmente, no controle. Essa distinção lembra o jogador que, mesmo sendo um jogo mais arcade, “Horizon 2”ainda roda com o motor de “Forza 5”.

NO XBOX 360

“Forza Horizon 2” terá também uma edição para Xbox 360, que infelizmente, não estava disponível para teste. O game vai usar o motor gráfico do primeiro “Horizon” e está aos cuidados do competente estúdio Sumo Digital (de “Sonic All-Star Racing Transformed”)

Seguem presentes também as opções de câmera, desde o pará-choque e a visão por trás dos carros até o cockpit cheio de detalhes - dos mostradores no painel até o reflexo do piloto no vidro dianteiro.

Ao repetir a prova por pelo menos 3 vezes, além de melhorar a performance, deu para conhecer alguns atalhos que fugiam bastante da rota principal, cortando pelo meio das fazendas ou pegando estracinhas vicinais. Os atalhos lembram muito os de “Need for Speed”, exigindo habilidade no volante em troca de um tempo melhor na corrida.

No meio da prova, a chuva encharcava a pista e tornava a brincadeira mais desafiadora, aumentando as batidas e limpando um pouco a poeira da lataria, que éarranhada, amassada e quebrada conforme as “barbeiragens" acontecem pelo caminho.

Em busca da velocidade

“Forza Horizon 2”sai em 30 de setembro e, em um caso bastante atípico, não teráa concorrência da série de corrida “Need for Speed”, da EA. Como a Ghost Games, produtora de “NFS" optou por segurar o próximo jogo da série para 2015, “Horizon 2”vai correr praticamente sem competidores no Xbox One e no Xbox 360.

E com a combinação de corridas de rua, mundo aberto, carrões bem desenhados e o sempre instigaste Drivatar, éprovável que “Need for Speed”precise correr atrás do prejuízo quando voltar no próximo ano.