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E3: Dos detalhes à emoção, 5 coisas que você precisa saber sobre "FIFA 15"

Théo Azevedo

Do UOL, em Los Angeles

11/06/2014 13h51

Há quem diga que “FIFA” é a simulação praticamente perfeita de uma partida de futebol. E, quando se chega próximo à perfeição, o que resta para inovar? Pelo que a EA Sports mostra em “FIFA 15”, os maiores benefícios que o poderio de PlayStation 4 e Xbox One proporciona ao jogo é a atenção aos detalhes.

Durante a E3 2014, Nick Channon, um dos produtores de “FIFA 15”, listou algumas das novidades do game:

Um dos principais objetivos da EA Sports com “FIFA 15” é, literalmente, colocar a emoção em campo. Quando o goleiro falha ou o atacante perde seguidos gols, tanto o próprio atleta quanto seus companheiros de equipe e até mesmo os adversários são afetados por tais ações. O mesmo acontece na marcação de faltas mais duras, sendo possível ver os jogadores “se estranharem” em campo.

Esqueça os campos perfeitinhos dos games de futebol: em “FIFA 15” os atletas deixam marcas por onde pisam ou dão carrinhos. Aliás, se está chovendo durante a partida, ao deslizar pelo chão o jogador fica com o uniforme cheio de lama. O nível de detalhe do jogo é tamanho que as cabeleiras de David Luiz e Falcão Garcia balançam ao vento, enquanto a bandeirinha de escanteio e até a trave chacoalham quando atingidas pela bola.


Craques canhotos, como Gareth Bale e Lionel Messi, agora driblam com o pé dominante, o que dá mais realismo às partidas. Mais que isso, “FIFA 15” consegue simular em que região do pé a bola toca, o que influencia como esta gira ou rola pelo gramado, ainda que você só consiga perceber esse tipo de coisa ao ver o replay.

A contexto da partida passa a influenciar o comportamento dos atletas. Quando um jogo se aproxima do final, a equipe que está na frente do placar faz cera para repor a pelota ou então se defenda com os dez atletas atrás da linha da bola. Enquanto isso, claro, a equipe que precisa do placar ataca com tudo. Completando o tom dramático, o bandeirinha demora a marcar certos impedimentos. Haja coração!


Já não era sem tempo: enfim a EA Sports vai nivelar a versão de PCs em relação aos videogames, o que significa que “FIFA 15” será o mesmo tanto nos computadores quanto no PlayStation 4 e no Xbox One – na versão anterior, só para ilustrar, a tecnologia gráfica Ignite ficou de fora do jogo para PC, claramente inferior se comparada a dos consoles.

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