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E3: "Shadow of Mordor" une "Assassin's" e "Batman" na Terra-Média

Pablo Raphael

Do UOL, em Los Angeles

13/06/2014 16h03

Se todo ano a Warner Bros. tivesse um catálogo tão forte na E3 quanto em 2014, a publisher de “Batman: Arkham Knight” e "Mortal Kombat" deveria considerar realizar sua própria pré-conferência - seria uma rivalidade e tanto para EA e Ubisoft.

Entre os medalhões já citados, um estreante desperta curiosidade: "Middle-Earth: Shadow of Mordor", game de ação ambientado no universo de "O Senhor dos Anéis". Com um roteiro inédito, personagens criados especialmente para a ocasião e muita ação e violência, o jogo da Monolith Productions ("F.E.A.R.") é surpreendentemente bom.

Ambientado nos anos entre "O Hobbit" e "A Socieade do Anel", o jogo mostra a ascensão de Sauron em Mordor, sob o ponto de vista de Talion, um guardião que é possuído por uma entidade mágica. O herói ganha poderes incríveis e enfrenta os Orcs de Sauron em busca de vingança.

O jogo não é um dos mais bonitos da rodada: UOL Jogos testou "Shadow of Mordor" no PlayStation 4, mas se você dissesse que era a versão de PS3, eu acreditaria. Mas não é horrível, longe disso. Os personagens, principalmente, são bem detalhados, tanto Talion quanto os inimigos. O cenário não era muito legal, mas dava para o gasto.

Ação e aventura

Talion conta com os poderes da entidade que possuiu seu corpo para enfrentar a ameaça dos Orcs em Mordor, além da experiência em combate e exploração que um Guardião deve ter (ele é do mesmo grupo que Aragorn na época, embora atuem em regiões bem distantes da Terra-Média).

O herói corre, escala paredes e encostas, anda na corda bamba e salta furtivamente sobre os inimigos de forma bem ágil, como um felino caçando suas presas - ou como um Assassino perseguindo Templários em "Assassin`s Creed". A semelhança é tanta que o herói tem um poder similar ao "Eagle Vision" para observar os arredores e marcar inimigos (mas aqui ele entra no Void, a mesma região para onde Frodo vai quando usa o Um Anel).

Ele também salta de grandes alturas, se transformando em um fantasma por alguns instantes. Assim Talion evita danos na queda e não precisa se preocupar com montes de feno. Os ataques furtivos, especialmente quando você salta e cai por cima do inimigo, são claramente inspirados na série da Ubisoft.

Na hora da pancadaria, porém, a coisa toda lembra mais uma franquia da casa, os recentes jogos do Batman, mas também com o devido toque de espada e magia… e com personalidade própria.

Divulgação
'Shadow of Mordor' é um apanhado de idéias que deram certo em outros jogos, mas funciona muito bem

Talion golpeia com a espada em uma mão e com socos da outra, que é envolta em uma aura sobrenatural. Também bloqueia os golpes inimigos e pode interromper o ataque do adversário e contra-atacar rapidamente, encaixando combros em vários oponentes ao mesmo tempo, exatamente como em "Batman: Arkham City", por exemplo.

Mas os combos aqui são mais sangrentos e inimigos enfraquecidos são passados na lâmina da espada sem dó nem piedade. Também é possível saltar sobre os Orcs no meio da luta, técnica essencial para lidar com os que usam escudos. Talion completa o repertório com agarrões mágicos que enfraquecem seus adversários e facas de arremesso, ótimas para conter os arqueiros de Sauron até você se aproximar para dar cabo das criaturas.

"Shadow of Mordor" é um apanhado de idéias que deram certo em outros jogos, mas funciona muito bem. E, durante o combate, você vai encontrar Orcs com personalidade própria, às vezes os que você está caçando, em outras apenas inimigos gerados para o encontro - e vai conversar com eles, trocar insultos, ameaçar para conseguir informações…os mostrengos não são apenas vítimas esperando o abate.

As habilidades e poderes de Talion são desbloqueadas com pontos ganhos no combate e no progress nas missões. Isso dá ao game uma pegada meio RPG, coisa que se espera de um “Senhor dos Anéis”, não?

10 COISAS LEGAIS PARA FAZER EM MORDOR

Virar fantasmaVários poderes usam a forma fantasmagórica, como saltos de penhascos, teleportes e ataques super rápidos (e fatais)
Montar trollsOs enormes trolls podem ser montados e dominados para lutar contra os exércitos de Sauron
Conhecer OrcsCada chefe e guarda-costas Orc é um personagem único e vale a pena conhecê-los, trocar umas palavras e acabar com eles
Explodir fogueirasPor algum motivo, as fogueiras dos acampamentos são sensíveis às flechadas, resultando em enormes explosões
Drenar almasAs flechas de Talion são mágicas e a recarga é arrancada das almas dos Orcs (geralmente matando o alvo no processo)
Evoluir os inimigosQuando um Orc escapa de um confronto com Talion, ele aprende e evolui, ficando mais forte e aprendendo novos truques
Agir furtivamenteVocê pode escalar estruturas, derrubar inimigos de penhascos e cortar as gargantas dos Orcs sem ser visto por ninguém
Explorar MordorVocê pode simplesmente vagar por Mordor por horas a fio, enfrentando os Orcs que aparecem pelo caminho
Missões paralelasMissões extras surgem em cada área visitada e mudam de acordo com a abordagem de Talion
Soltar WargsVocê pode libertar Wargs (lobos gigantes) do cativeiro e assistir às feras atacando os Orcs nos acampamentos

Orcs com personalidade

Na demo da E3, o objetivo de Talion era caçar um chefe guerreiro Orc. Qual? O que você escolhesse. Em uma tela de seleção, apareciam vários Orcs gerados aleatoriamente, divididos entre chefes guerreiros e guarda-costas. Alguns dos guarda-costas tinham só as silhuetas exibidas, pois Talion não tinha informações sobre todos os possíveis alvos.

Passando o cursor sobre cada inimigo revelava não só os modelos detalhados dos Orcs (e a diversidade de formas, cores e trajes das criaturas) mas também as forças e fraquezas de cada uma. Isso ajuda tanto na seleção do alvo quanto na preparação para a batalha.

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os Orcs são gerados aleatoriamente: você dificilmente vai encontrar um chefão igual ao outro

O mais legal é que os Orcs são gerados aleatoriamente. Você dificilmente vai encontrar um chefão igual ao outro. O mesmo vale para os guarda-costas. Isso aumenta bastante o valor de ‘replay' de “Shadow of Mordor”.

No teste de UOL Jogos, Talion foi atrás de um enorme Orc que carregava uma cabeça humana seca no ombro e lutava com uma espada flamejante. Ele também tinha muitos irmãos, de quem o monstro gostava bastante - e isso poderia ser usado contra nosso alvo.

Talion foi até a região do mapa onde o vilão estava, um quartel apinhado de Orcs. Foi preciso avançar furtivamente pelas torres e telhados da fortaleza, abatendo arqueiros e guardas distraídos. Eventualmente, a missão mudou para "eliminar os parentes do chefão".

Observando pelo Void, os alvos em potencial ficaram marcados em amarelo em meio aos outros Orcs. Era preciso matar furtivamente 10 deles para que o chefão que procurava se revelasse. Nem tudo saiu como planejado, é claro. A coisa toda rendeu muita confusão e lutas contra vários Orcs ao mesmo tempo - inclusive um dos guarda-costas do chefe, mas eventualmente, os 10 alvos foram executados.

Então veio o chefão, correndo e xingando pela morte dos familiares. Outros Orcs também chegaram e o outro guarda-costas (sempre são dois), estava no meio deles. A luta foi intensa, sangrenta e cheia de movimentos especiais, os Shadow Strikes de Talion, até que o chefão caiu… mas antes de dar cabo do inimigo, surgiu a opção de "dominá-lo".

Feita essa escolha, o adversário oferece alguma missão para Talion e em troca, se torna um aliado e pode ser usado contra os outros Orcs. Como não havia nenhum deles por perto e o tempo da demonstração estava no fim, optei pela execução, terminando a aventura com uma decapitação brutal e sanguinária.

"Middle-Earth: Shadow of Mordor" sai em 7 de outubro para PC, PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One e Xbox 360.

ENTENDA COMO FUNCIONA O SISTEMA NÊMESIS

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