Topo

"FIFA 15" perde times e jogadores do Brasileirão; equipes seguem no "PES"

Do UOL, em São Paulo

30/07/2014 13h53Atualizada em 30/07/2014 17h32

A Electronic Arts anunciou nesta quarta-feira (30) que "FIFA 15" não terá times nem jogadores brasileiros que atuam em território nacional.

De acordo com a produtora, mudanças nas políticas de licenciamento no Brasil impediram a inclusão dos clubes do Campeonato Brasileiro.

Apesar disso, jogadores brasileiros que atuam nas ligas europeias e em outros países continuarão presentes nos games, assim como a Seleção Brasileira.

Por outro lado, o rival "PES 2015" continuará tendo times do Brasil. Sem entrar em detalhes sobre exatamente quais e quantas equipes estarão no game, o gerente de "PES" para a Europa, Adam Bhatti, comentou no Twitter que "os times brasileiros estão bacanas em PES...".

Todas as versões da série desde 2006, quando foi lançado "FIFA 07", traziam em sua lista de ligas o Campeonato Brasileiro. Antes disso, vários times nacionais já tinham aparecido nos games da marca oficialmente mesmo sem a presença do Campeonato.

EA QUIS EVITAR PROBLEMAS COM ATLETAS

De acordo com Jonathan Harris, diretor da Electronic Arts no Brasil, sua empresa não tem "todos os direitos" necessários para colocar os jogadores em "FIFA 15" e garantir que não existirão problemas com os atletas. Entenda clicando aqui.

Contatada por UOL Jogos, a assessoria do Cruzeiro disse que o clube chegou a enviar a relação de jogadores e números para a EA no início de julho, e desde então não receberam nenhum retorno da produtora. Os departamentos de comunicação de outros clubes não sabiam nada sobre a remoção do Brasileirão do game.

Ao UOL Esporte, alguns representantes demonstraram surpresa, já que eles alegam terem contrato com a EA até 2015 - o que garantiria a presença dos clubes no jogo.

"FIFA 15" será lançado para PlayStation 4, Xbox One, PC, PlayStation 3 e Xbox 360 em 25 de setembro, completamente em português.

Outros jogos

Até setembro, os jogadores e times do Brasileirão serão removidos do jogo online "FIFA World" e do modo Ultimate Team. De acordo com a EA, porém, fãs que já tiverem os jogadores em seus times no Ultimate Team continuarão tendo acesso a eles.