Topo

Chefe da divisão de games indie da Nintendo deixa a empresa após 9 anos

do Gamehall

04/08/2014 20h09

Dan Aldeman, chefe da divisão de jogos independentes da Nintendo of America, deixou a empresa após 9 anos de serviço. Segundo o executivo, a saída foi em bom termos, e pretende continuar no setor de indies.

Em entrevista com o site Kotaku, Aldeman deu mais detalhes sobre sua saída, e sobre sua relação com a empresa japonesa, que por diversas vezes limitou sua presença por críticas a algumas decisões da companhia.

"Acho que as pessoas ficavam apreensivas com qualquer coisa negativa que pudesse dizer", declarou Aldeman. "E de vez em quando, eu daria uma resposta que as pessoas não gostavam e piravam, então tentaram dar uma reduzida nas coisas. Primeiro havia alguém de relações públicas e marketing comigo nas entrevistas. Depois decidiram que eu não deveria estar mais com a mídia".

Um dos episódios mais infames envolvendo Aldeman e a "Big N" foi quando o executivo teve que parar de utilizar o Twitter após críticas a limitações de região no Nintendo 3DS.

"Não acho que travas de região sejam em si uma questão tão sensível", disse Aldeman. "Foi mais por ser a gota d'água". Entre outras críticas, o executivo lamentou publicamente não poder levar "The Binding of Isaac" para o 3DS por questões religiosas.

Espaço para os indies

Durante seus anos na Nintendo, Aldeman ajudou a trazer títulos como "Cave Story", "World of Goo" e "Shovel Knight" para as plataformas da empresa. De acordo com o executivo, a Nintendo continuará a dar espaço para produtores de menor porte.

Agora que não está mais envolvido com a gigante japonesa, o antigo chefe da divisão indie quer trabalhar diretamente com estúdios independentes como um consultor e "cara de negócios", para ajudar o setor crescer ainda mais no futuro.

Antes da passagem pela Nintendo, Adelman trabalhou com a Microsoft no desenvolvimento do Xbox Live Arcade.