Topo

Jogador processa Sony por "gráficos enganosos" de "Killzone: Shadow Fall"

do Gamehall

07/08/2014 16h05

Sob acusação de propaganda enganosa, a Sony está sendo processada nos EUA pelo jogador Douglas Ladore, que se sentiu lesado pela resolução gráfica de "Killzone: Shadow Fall".

Segundo Douglas, o game "Killzone: Shadow Fall", título de lançamento do PS4, promete gráficos em 1080p nativos em todos seus modos de jogo, mas usa um truque tecnológico em seu modo multiplayer.

O fato já havia sido exposto em um artigo do portal Eurogamer, publicado em março. Na época, a produtora Guerrilla Games explicou que, no modo multiplayer do jogo, a imagem de 1080p é obtida através de uma técnica chamada "reprojeção temporal", que combina pixels e vetores de quadros de resoluções mais baixas para formar a imagem em 1080p.

"Quando uma imagem é transformada, de uma resolução menor para uma maior, novos pixels são criados, esticando os pixels antigos nos eixos X e Y. A imagem fica maior, só que mais embaçada", explicou um produtor do jogo.

"A técnica de 'reprojeção temporal' acompanha a trajetória dos pixels e prevê onde eles estarão no futuro. Esses pixels e suas projeções são combinados com novos pixels recém-renderizados, formando um novo quadro, com resolução maior".

ASSISTA À VIDEOANÁLISE DE "KILLZONE: SHADOW FALL"

  •  

A acusação cita a explicação dos produtores, mas reforça que a técnica de "reprojeção temporal" descaracteriza o chamado "1080p nativo", e que a Sony nunca atualizou seu material de vendas explicando a questão dos gráficos. Além de propaganda enganosa, o processo acusa a Sony de competição desleal, fraude e deturpação negligente. O valor pedido pelo acusador, somando todas as instâncias, ultrapassa os US$ 5 milhões.

Exclusivo para PlayStation 4, "Killzone: Shadow Fall" é dublado e legendado em português.