Topo

Jogamos:"Ultimate Evil Edition" deixa "Diablo III" acessível para todos

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

12/08/2014 08h32

Edição mais recente do popular "Diablo III", a "Reaper of Souls - Ultimate Evil Edition" chegará aos consoles em breve, com a promessa de aparar todas as pontas do game, que passou por um longo caminho desde o lançamento original em 2012 até aqui. Mais do que isso, a edição quer fazer de "Diablo" um game acessível para todos, daqueles que você combina partidas no sofá com os amigos, como "FIFA" e "Rock Band".

Essa foi a impressão que "Diablo III: Reaper of Souls - Ultimate Evil Edition" deixou em UOL Jogos após testar o game no escritório da Blizzard em São Paulo.

Para isso, a Blizzard aposta em algumas novidades exclusivas para o jogo de consoles ("Diablo III: Reaper of Souls" já está disponível para PC e Mac, e a "Ultimate Edition" traz basicamente o mesmo conteúdo em termos de história e personagens), entre elas ajustes de mecânica que facilitam as agitadas partidas multiplayer locais e também uma modalidade extra, o modo Aprendiz.

No modo Aprendiz, cada herói tem as características calculadas de forma proporcional ao poder do grupo. Isso permite reunir amigos iniciantes e veteranos para explorar uma masmorra e ao mesmo tempo que o iniciante não tem o personagem assassinado a cada golpe dos inimigos, também não ganha vários níveis de uma só vez, ao eliminar um monstro poderoso com a ajuda dos colegas.

Essa modalidade deixa "Diablo III" mais casual e menos desafiador? Sim. E com isso, permite apresentar o game para mais pessoas, independente do tempo de jogo que você ou seus amigos já investiram. E uma vez conhecendo o game, é provável que o iniciante resolva desenvolver seu próprio personagem, adquirir itens melhores e assim por diante.

Mesmo nas modalidades tradicionais, a nova edição traz ajustes que facilitam a vida do grupo nas partidas locais: agora, o saque deixado pelos monstros derrotados já é dividido entre os jogadores pela máquina. Os itens especiais surgem marcados com a cor e a sigla do jogador para qual são destinados (um aro laranja e a sigla P1, por exemplo, indicam que o item é do Jogador Um).

Caso um aventureiro apressadinho colete todos os tesouros que surgirem na tela, os itens sinalizados serão entregues para os devidos proprietários. Claro, você pode devolver um item para o grupo depois de coletado, caso seja muito fraco para o seu herói, por exemplo. Essa função é apenas para facilitar a coleta e troca de itens, atividades que desde sempre rendem discussão em jogos multiplayer.

Para completar, no PlayStation 4 os jogadores têm os controles identificados com luzes que correspondem ao círculo de cada personagem na tela: Laranja, azul, roxo e verde. Uma firula estética, mas que ajuda a memorizar quem é quem na tela - e no calor das batalhas contra muitos inimigos e cheias de efeitos especiais, qualquer ajuda na organização é válida.

RPG social

"Diablo" é um nome que evoca memórias intensas nos veteranos dos mouses e teclados: a matança de inimigos, a evolução dos personagens, a busca pelos melhores itens, armas e atributos, o clicar incessante. Com a chegada de "Diablo III" aos consoles em 2013, surgiu um novo tipo de memória afetiva: as partidas quase casuais ao lado dos amigos, coisa que remete mais aos dias de "Streets of Rage" e "Turtles in Time" do que aos sombrios jogos de RPG da franquia.

A "Ultimate Evil Edition" aprimora essa pegada social, tanto local quanto online. O sistema Nêmesis, exclusivo dos consoles, é quase um 'social game' às avessas: quando alguém da sua lista de amigos é morto, o inimigo sobe de nível e pode aparecer mais forte no seu jogo. Você é avisado disso e se encontrar e eliminar o monstro, você vinga o colega e ambos recebem boas recompensas por isso. Agora, se você morrer... o inimigo fica ainda mais forte e invadirá o jogo de outro amigo seu.

Quem se importa com detalhes técnicos, ficará feliz em saber que a "Ultimate Evil Edition" roda em 1080p em suaves 60 quadros por segundo, tanto no PlayStation 4 quanto no Xbox One (mas essa versão precisará do download de uma atualização, que estará disponível no lançamento). É fácil classificar a nova edição como a mais bonita versão de "Diablo III".

ASSISTA AO TRAILER DE "DIABLO III: ULTIMATE EVIL ED."

  •  

Expansão generosa

Para os aventureiros veteranos, o game também traz a adição de modalidades mais "hardcore" em "Reaper of Souls", como o Modo Aventura e as Fendas Nephalem, que criam desafios para os jogadores mais dedicados e tornam a aventura quase infinita. Uma nova classe de personagem (o Cruzado), mais opções de personalização, novos itens e gemas, além de um quinto Ato para a campanha solo, completam o pacote.

Dublado, legendado e com menus em português, "Diablo III: Reaper of Souls - Ultimate Evil Edition" sai em 19 de agosto para PS4, Xbox One, PlayStation 3 e Xbox 360.