Topo

Com Riot e Nintendo fora, BGS 2014 vira evento caro para expositores

Theo Azevedo

Do UOL, em São Paulo

02/09/2014 15h39Atualizada em 04/09/2014 17h29

No ano passado, impulsionado pela estreia de PlayStation 4 e Xbox One, o Brasil Game Show recebeu um público de 150 mil pessoas que circularam por dois pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo. Tamanho sucesso levou a organização da feira a reservar cinco pavilhões para a edição 2014, cujos ingressos já estão à venda, por preços que variam entre R$ 79 e R$ 598.

Porém, algumas empresas que participaram da feira em 2013 decidiram ficar de fora desta vez, incluindo a Riot Games, cujas partidas de "League of Legends" deixaram o estande entre os mais movimentados. Nvidia, fabricante de chipsets gráficos, e Level Up!, publisher de jogos como "Combat Arms" e "Smite", engrossam a lista de ausências.

  • Theo Azevedo/UOL

    Público do BGS 2014 poderá testar o Project Morpheus, visor de realidade virtual do PS4

Oficialmente as empresas reforçam a importância do Brasil Game Show, mas dizem ter optado por outros eventos em 2014, tais como a Comic Con Experience e a X5 Mega Arena.

Nos bastidores, contudo, UOL Jogos apurou que ficou caro demais participar da BGS – o preço de um estande grande pode ficar entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão -, para um evento cujo retorno é difícil de mensurar.

Procurada em diferentes ocasiões pelo UOL Jogos para comentar o assunto, a assessoria do BGS não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

Também ausente estará a Nintendo, que fica de fora pelo segundo ano consecutivo. Uma pena para o público brasileiro, considerando a quantidade fãs da empresa por aqui e a proximidade de lançamentos como “Super Smash Bros.” para Wii U, que seria uma atração e tanto.

Quem passear pela BGS 2014 também não vai encontrar estande da Take-Two, cuja linha de jogos inclui “Evolve”, eleito melhor game da E3 e da Gamescom pela crítica especializada. Os visitantes poderão experimentar o Morpheus, visor de realidade virtual da Sony, mas não o Oculus Rift, da Oculus VR. Blizzard e Sega não confirmaram até o momento se participam ou não.

Públicos diferentes

A Riot citou uma “estratégia de atuação diferente” para explicar a decisão de não participar do BGS, preferindo dedicar-se à realização de campeonatos de “LoL”. “Além de não querermos impactar a experiência do jogador brasileiro com um evento acontecendo simultaneamente no mês da final mundial de ‘League of Legends’, na Coreia do Sul”, menciona ainda o comunicado oficial.

  • Divulgação

    Novo evento no calendário "nerd" brasileiro, Comic Con Experience acontece em São Paulo, entre 4 e 7 de dezembro

A Level Up! decidiu trocar o Brasil Game Show pela Comic Con Experience, que vai de 4 a 7 de dezembro: “O público do evento [BGS] é um pouco diferente do público de nossos jogos, e temos resultados muito melhores em eventos de cultura pop jovem”, explicou Guilherme Loureiro, gerente de marketing da empresa.

Outra empresa que optou pela Comic Con Experience foi o BoaCompra, do grupo UOL.

Já a Nvidia optou por participar da X5 Mega Arena, evento de eSports que acontece  no final de setembro. “Neste momento o foco da empresa está em investir e desenvolver todo o ecossistema e eventos de games para PC e plataformas móveis, que são as plataformas mais populares de games no Brasil e no mundo”, divulgou a companhia, em comunicado oficial.

A Square Enix não vai ter estande e, se participar do BGS, será apenas na área de negócios, focando em contatos corporativos.

Por outro lado, Sony, Microsoft, Ubisoft, Warner, Electronic Arts, Activision e Konami (que não participou ano passado) já confirmaram que terão estandes próprios. Disney e Capcom mostrarão jogos dentro do estande da Warner, e a Bandai Namco Games fará o mesmo, com parceiro a ser anunciado.

O Brasil Game Show 2014 acontece em São Paulo, entre os dias 08 e 12 de outubro.

QUEM VAIQUEM NÃO VAINÃO DECIDIRAM
SonyNintendoBlizzard
MicrosoftRiot GamesSega
ActivisionTake-TwoClickJogos
UbisoftUOL BoaCompra 
WarnerLevel Up! 
EANvidia 
KonamiHoplon 
Disney*Oculus VR 
Capcom*Square Enix 
Bandai Namco**  

*No estande da Warner
**Através de parceiros