Topo

Blizzard cancela RPG online "Titan" após sete anos de produção

Do UOL, em São Paulo

23/09/2014 16h15

O misterioso projeto "Titan", da Blizzard Entertaiment, foi cancelado. O anúncio foi feito por Mike Morhaime, CEO e co-fundador do estúdio, em entrevista ao site Polygon.

"Titan" era descrito pela empresa como um "MMO de nova geração" e estava em desenvolvimento a sete anos. Em 2013, foi dito que a produção havia sido interrompida e que o projeto havia "voltado para a prancheta".

Na entrevista ao Polygon, Morhaime reiterou que "Titan" nunca foi oficialmente anunciado, mas apesar disso, o desenvolvimento do jogo não era exatamente um segredo. "Nós criamos 'World of Warcraft', e nos sentíamos confiantes que sabíamos fazer MMOs".

"Então nós planejamos fazer a coisa mais ambiciosa que você poderia imaginar", disse Morhaime. "E isso não funcionou".

"Nós não encontramos a diversão, não encontramos a paixão. O projeto passou por um período de reavaliação e o que avaliamos foi se aquele era o jogo que queríamos fazer. E a resposta foi não".

Chris Metzen, vice-presidente de desenvolvimento da Blizzard, disse ao Polygon que "saber quando desistir é importante".

OUTROS FORMATOS

  • Divulgação

    Os jogos "HearthStone" e "Heroes of the Storm" influenciaram a decisão de cancelar "Titan": "Percebemos que não precisamos nos encaixar no formato de só fazer produtos de uma certa escala", disse Metzen.

"Nós estávamos tentando fazer a coisa certa e construir o melhor produto e manter tudo funcionando", disse Metzen. "A oportunidade de colocar tudo em perspectiva e deixar a poeira abaixar um pouco, se afastar e reavaliar o jogo como um time, como líderes, como uma cultura - essa oportunidade foi uma benção".

"Isso é realmente o que nós somos? É isso que queremos? É com isso que queremos investir nossa paixão, nossas vidas, nossas carreiras?", questionou o executivo. "Nós somos a companhia do RPG online?".

O CEO da Blizzard, Mike Morhaime respondeu a pergunta de Metzen, dizendo: "Nós não queremos nos identificar com um gênero em particular. Nós só queremos fazer grandes jogos todas as vezes".

"Não estou dizendo que a Blizzard nunca mais vai fazer um MMO de novo. O que eu posso dizer é que não vamos gastar nosso tempo com isso agora", concluiu Morhaime.

O próximo lançamento da Blizzard é "Warlords of Draenor", quinta expansão de "World of Warcraft", primeiro (e único) MMO da produtora. O game, que completa 10 anos em 2014, conta com mais de 6 milhões de usuários ativos e faturou mais de US$ 1 bilhão em 2013.

Jogos cancelados da Blizzard

"Titan" não é o primeiro projeto cancelado pela produtora. Acostumada com longos ciclos de desenvolvimento, a Blizzard Entertainment tem sua cota de games que nunca viram a luz do dia e alguns outros que até apareceram em eventos antes de terem a produção interrompida.

O mais famoso dos games cancelados da produtora é "StarCraft: Ghost", jogo de tiro ambientado no cenário futurista do jogo de estratégia "StarCraft".

Outros títulos cancelados incluem "Warcraft Adventures: Lord of the Clans", um adventure de apontar e clicar que se passava durante os eventos de "Warcraft 2: Beyond the Dark Portal" e "Nomad", um jogo de estratégia baseado em Necromunda, um jogo de tabuleiro da Gaming Workshop (de "Warhammer 40K").

JOGOS CANCELADOS DA BLIZZARD

JOGOGÊNEROCANCELADO EM
Games People PlayPalavras cruzadasComeço dos anos 1990
CrixaShoot 'em upMeados dos anos 1990
NomadEstratégia em tempo realFinal dos anos 1990
Pax Imperia 2Estratégia em tempo real1996
Shattered NationsEstratégia em turnos1996
WarCraft Adventures: Lord of the ClansAdventure 'point & click'1998
StarCraft: GhostTiro2008
TitanMMORPG2014