Topo

Jogos

Retrô

Museu americano planeja reativar servidores de MMO dos anos 80

do Gamehall

27/09/2014 14h06

O Museu de Arte e Entretenimento Digital (MADE), situado em na cidade de Oakland, nos Estados Unidos, tem um ambicioso projeto em curso. A instituição, que funciona através do trabalho de voluntários da região, planeja re-lançar o jogo "Habitat", da LucasFilm, considerado por muitos como o primeiro MMO da história.

O jogo, criado em 1985, é descrito como "a primeira tentativa de criação de uma comunidade virtual comercial de larga escala com base gráfica" e como "um precursor para os MMOs modernos". Até o termo "Avatar", popularmente usado nos dias de hoje para descrever a versão digital dos jogadores, é apontado como usado, orginalmente, no jogo da LucasFilm.

A tentativa de ressurreição de "Habitat" será feita no próximo dia 28, usando peças de hardware de servidor do ano de 1989. O plano é que até 10 mil jogadores consigam acessar o jogo, usando emuladores do Commodore 64.

Em um comunicado, os responsáveis pelo museu louvam a iniciativa, dizendo que "nunca houve uma tentatica de relançar um MMO de 28 anos, especialmente porque o fenômeno dos MMOs é algo recente, que existe há aproximadamente 15 anos".