Topo

Jovem belga gasta R$ 112 mil com jogo 'gratuito' para celular, diz jornal

do Gamehall

06/10/2014 17h12

Dando mais lenha à fogueira dos sistemas de microtransações em jogos gratuitos, o jornal belga Het Nieuwsblad informou que um jovem não-identificado de 15 anos gastou cerca de 37 mil euros (ou R$ 112 mil) com o jogo de estratégia gratuito "Game of War: Fire Age", disponível para iPhone e iPad.

O jovem, parte da comunidade flamenga, localizada no norte do país, gastou o dinheiro "acidentalmente" com o cartão de crédito da mãe. De acordo com a matéria, o banco não informou porque permitiu estes gastos significativos sem uma investigação mais apurada.

Um representante da Comissão de Jogos de Azar da Bélgica disse ao jornal que "precisamos de maiores restrições" para estes tipos de jogos. Em fevereiro, o Escritório de Comércio Justo do Reino Unido criou novas regras para jogos free-to-play, após diversas reclamações por parte de consumidores, citando "práticas que eram potencialmente falsas, comercialmente agressivas ou injustas de outras formas".

Microtransações

Jogos gratuitos com sistemas dependentes de microtransações tem sido um dos temas mais controversos e problemáticos nos últimos anos, causando polêmicas com jogos como a versão mobile de "Dungeon Keeper", cujo tempo de contrução e escavação eram significativamente menores com itens comprados pela loja do game.

Ainda assim, o modelo gerou sucesso financeiro para diversas empresas, como a produtora King e "Candy Crush Saga", ou o próprio "Game of War: Fire Age", um dos games mais populares da App Store.