Topo

BGS: "Sunset Overdrive" diverte com humor irreverente e armas mirabolantes

Victor Ferreira

do Gamehall

10/10/2014 17h01

Se você quer entender o conceito de “Sunset Overdrive” em uma imagem, pense em um ursinho de pelúcia, arremessado por um lança-foguetesl, explodindo perto de um mutante asqueroso, cujos restos mortais despejam um líquido laranja vibrante.

O novo game da Insomniac Games, que chegará exclusivamente ao Xbox One em novembro, procura misturar armas bizarras - que já são marcas registradas da produtora - com uma paleta de cores vibrante e chamativa, tudo combinado com um senso de humor adulto e irreverente.

UOL Jogos experimentou uma versão de testes de "Sunset Overdrive" exclusiva para a imprensa (sem interação direta com o jogo) durante o Brasil Game Show, e descobriu mais sobre que bizarrices esperam quem quiser se aventurar na colorida Sunset City.

VEJA ABERTURA DE "SUNSET OVERDRIVE"

  •  

Metralhando com vinil

A versão demonstrada ocorre em um ponto relativamente avançado da campanha singleplayer, com o (ou, no caso do demo, a) protagonista já possuindo diferentes habilidades e armas especiais. O chamativo inicial fica, claro, com o visual extremamente colorido de todos os aspectos do jogo, desde a heroína e inimigos até o próprio ambiente.

Foi também durante estes momentos iniciais que foi possível ver as diferentes armas em ação, nenhuma particularmente comum: A metralhadora, por exemplo, usava discos de vinil como munição; Já a pistola atirava fogos de artifício em inimigos; O lança-mísseis? Usa os mencionados ursinhos de pelúcia explosivo. E por aí vai…

As armas selecionadas podem ser facilmente trocadas ao acessar um menu radial, o que torna o combate mais variado e ajuda a aumentar o combo durante a batalha, que tem utilidade prática: Quanto maior o combo, maior o “nível de estilo” do personagem, que torna as armas mais poderosas e com habilidades ainda mais insanas - fazendo um martelo soltar fogo ao atingir um inimigo, por exemplo.

Para adquirir diferentes armas, é necessário cumprir diversos objetivos, seja na campanha, missões secundárias ou no modo cooperativo entre até oito jogadores, o Chaos Squad. Ao ter um arsenal mais completo, o jogador terá mais opções para lidar com os diferentes tipos de inimigos (armas de fogo, efetivas contra mutantes, não são muito úteis contra robôs, por exemplo).

  • Divulgação

    "Sunset Overdrive" traz combate frenético e visual ultracolorido para o Xbox One

Não pare de se mexer

Além da variedade de armas, o mais importante durante o combate é manter o personagem em constante movimento. Como os inimigos acabam sendo muito numerosos e velozes, ficar plantado no mesmo lugar só acaba levando a uma tumba colorida.

Para manter esta movimentação constante, o game utiliza mecânicas similares a títulos como “Jet Set Radio” e “InFamous”, com diversos corrimãos e cabos de energia à disposição para seu personagem nunca ficar parado.

De acordo com o representante da Insomniac, a mobilidade do personagem mudará conforme vai progredindo na campanha, adquirindo habilidades melhores e mais eficientes, como o clássico ‘dash’ para frente.

Isso posto, é uma pena que "Sunset" rode a 30 quadros por segundo, já que para um jogo que vive de velocidade, a taxa de quadros reduzida acaba enfraquecendo o produto final, que fica parecendo mais lerdo do que deveria.

Na mão do palhaço

Durante a demo, também foi possível ver um pouco do humor presente no jogo, e ao que parece que a Insomniac decidiu abraçar o humor irreverente e debochado encontrado em títulos como a série “Saints Row”.

Talvez o maior exemplo disso seja o modo de transporte rápido do jogo. Enquanto outros títulos se contentem apenas com uma tela preta ou vídeos para loading, “Sunset Overdrive” leva as coisas um pouco mais longe: o jogo mostra o personagem ficando bêbado ao ponto de desabar no chão, e de repente acorda em um lugar completamente diferente.

Embora as opções de customização não tenham sido mostradas durante o demo também bebem na fonte da Volition: Será possível não apenas mudar as roupas, como as características e até o sexo do personagem (infelizmente, parece não ser possível mudar sua voz, como em “Saints Row”).

E, para quem tem dificuldades com a língua inglesa, a Microsoft traz boas novas: “Sunset Overdrive” será lançado completamente traduzido para o público brasileiro, com dublagem, legendas e menus em português.

VEJA TRAILER DE "SUNSET OVERDRIVE" DA E3 2014

  •  

Apocalipse colorido

Ao fim do demo, fica a impressão de que, embora “Sunset Overdrive” não traga algo particularmente novo, mecanicamente, o jogo oferece muito em termos de personalidade graças às armas diferentes e diversas possibilidades de customização de personagem, sendo boas as chances de ser um dos títulos mais divertidos do ano.

“Sunset Overdrive” chega exclusivamente ao Xbox One em 27 de outubro. O game já está em pré-venda no Xbox Market Place (inclusive com a opção de download antecipado para jogar no dia do lançamento) e sai por R$ 200.