Topo

Folclore da América Latina é foco de RPG da produtora de "Final Fantasy"

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

15/10/2014 12h00

Inspirado por temas do vasto universo folclórico da América Latina, "Ultimo Carnaval" é o primeiro game da Square Enix LA - subsidiária da produtora de "Final Fantasy" que tem o Brasil e países vizinhos como seu foco.

Parte de uma leva que inclui dois jogos cancelados pela Square Enix, o título foi desenvolvido na Argentina pelo Okam Studio, e está disponível de graça para celulares e tablets iOS e Android.

"A Square Enix entendeu que, para que seus jogos fizessem mais sucesso entre o público da América Latina, eles precisavam ser desenvolvidos por estúdios locais", conta Martina Santoro, do Okam. "Não concordamos com isso, mas agradecemos a oportunidade de trabalhar com eles. E utilizamos ela para criar um jogo que transborda a identidade dos povos que aqui habitam".

  • É preciso ter raciocínio rápido e boas unidades para se dar bem no game

O último carnaval

"Quando decidimos pesquisar sobre os povos da América Latina, percebemos que uma das coisas que os une é o senso de humor particular", conta Martina. "Nós latinos nunca nos rendemos, mantemos um sorriso na cara e tentamos seguir em frente. Temos um humor sarcástico, bem diferente do europeu. Essa é a fundação do Momo, o personagem principal do game".

"O outro elemento que observamos foi o carnaval. O carnaval representa nossa história. Ele é sobre paganismo, resistência à autoridade, liberdade - todos assuntos enraizados na cultura latina. E existem muitos tipos diferentes de carnavais por aqui, o que serviu como uma fonte muito rica de nutrientes para nossa criatividade".

"Ultimo Carnaval" utiliza lendas folclóricas dos povos da América Latina em uma mistura de RPG, quebra-cabeça e jogo de cartas. Batalhas têm comandos efetuados através da combinação de peças em uma espécie de tabuleiro, e as unidades que estão em jogo são representadas por cartas coletáveis.

É uma experiência bem típica de sua plataforma, herdando elementos de games como "Puzzles & Dragons", mas que diverte por exalar personalidade e por sua apresentação impressionante.

ASSISTA AO TRAILER DE "ULTIMO CARNAVAL"

  •  

Experiência positiva

Martina conta que trabalhar com a Square Enix foi uma boa experiência para o Okam Studio - mas não uma sem suas dificuldades.

NOVO PROJETO

  • Atualmente, o Okam Studio busca no Kickstarter financiamento para seu próximo projeto - um adventure inspirado pelo gibi "As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy". Vale uma conferida. Clique aqui.

"Por um lado, tivemos total liberdade criativa para trabalhar", explica. "Mas por outro, precisamos aprender a trabalhar com uma empresa como a Square, que é uma multinacional. Precisávamos conversar com diferentes departamentos para diferentes questões, e muitas vezes receber respostas deles levava um bom tempo".

"Aprendemos a ter muito mais paciência durante o processo", afirma a designer.

Atualmente, "Ultimo Carnaval" só está disponível para download no Brasil e em outros países da América Latina. Martina conta que a decisão de lançar o game lá fora cabe à Square Enix.

"A versão em inglês do jogo está pronta, então esperamos que eles decidam levar ele para outros países logo", diz.