Topo

Mundial de "LoL": conheça os finalistas Samsung White e Royal Club

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em Seul*

15/10/2014 10h00

Após milhões de partidas disputadas ao longo de meses, a quarta temporada competitiva de "League of Legends" culminará com a grande final do Mundial na madrugada do próximo domingo (19).

No estádio Sangam, que foi um dos palcos da Copa do Mundo de 2002, Samsung Galaxy White e Star Horn Royal Club irão lutar pelo posto de melhor equipe de "LoL" do mundo e pelo prêmio de US$ 1 milhão.

A disputa poderá ser acompanhada ao vivo através do site oficial da Riot Games, a partir de 5h45 do domingo (no horário de Brasília, já valendo o horário de verão).

Apesar de disputarem as ligas mais competitivas do eSport, os times coreano e chinês não são muito conhecidos no Ocidente por causa da barreira do idioma nas transmissões de suas partidas.

Por isso, UOL Jogos preparou um guia rápido com informações sobre ambas as escalações, para que você não perca nenhum detalhe da série melhor de cinco que decidirá o grande campeão.

 JogadorPapelKDAGPM
Jang "Looper" Hyeong-seok (21)Topo12,9403
Cho "Mata" Se-hyoung (20)Suporte10,2300
Gu "imp" Seung-bin (19)Carregador9,2435
Heo "PawN" Won-seok (17)Meio11,9445
Choi "DanDy" In-kyu (20)Jungle7,7379

Antes competindo sob os nomes MPV Ozone e Samsung Galaxy Ozone, o time tinha, até 2013, um 9º lugar como sua melhor campanha no Mundial. Desde então, eles melhoraram muito sua técnica e passaram a ter mais expressão no cenário competitivo coreano.

Não por acaso, o nome mais conhecido dentre os jogadores da Samsung Galaxy White é o de "Looper". O poder destrutivo empregado por ele com personagens como Maokai, Kayle e Ryze é não apenas o maior do time, mas também o maior do Mundial.

Mas todos os jogadores da equipe sabem cuidar muito bem de seus papeis. "DanDy" é conhecido por suas estratégias inteligentes e por sua incrível visão de jogo, enquanto "PawN" ganhou renome ao longo da temporada por anular as ações de seu rival campeão mundial "Faker", da SKT T1 K.

 JogadorPapelKDAGPM
Jiang "Cola" NanTopo3,4331
Lei "Corn" WenMeio4,9375
Jian "Uzi" Zi-Hao (17)Carregador5,6428
Choi "inSec" In-seok (21)Jungle3,3299
Yun "Zero" Kyung-sub (20)Suporte4,7263

Mesmo sendo teoricamente o time mais fraco da final, o Star Horn Royal Club tem de seu lado a experiência de já ter enfrentado um time coreano na disputa pelo título Mundial em 2013.

A escalação da equipe é construída com foco na habilidade do carregador "Uzi", que tem como um de seus pontos mais fortes a capacidade de coletar ouro das tropas de maneira quase ininterrupta.

De 2013 para 2014, a chegada dos coreanos "inSec" e "Zero" elevou o nível de competitividade da equipe. O Royal Club aposta na familiaridade do estrategista "inSec" com o modo de jogar coreano para derrubar os favoritos.

INFORMAÇÕES

Os números foram computados pela Riot Games de acordo com as performances dos jogadores até agora no Mundial.

KDA é um medidor de performance em que a soma dos assassinatos e assistências é dividida pelo número de mortes. GPM é a contagem média de ouro obtido pelo jogador por minuto.

* O jornalista viajou a convite da Riot Games.