Topo

"Fãs de games são os mais fiéis", conta a voz de Ellie em "The Last of Us"

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

17/11/2014 18h00

Luiza Caspary não jogava games. Uma das gravadoras onde ela gravava comerciais sugeriu que ela participasse de um teste para trabalhar em um, e pouco tempo depois ela tinha assumido o papel da Ellie de "The Last of Us".

"Gravar um comercial é vender algo Já dublar um game é fazer arte pela arte", explica Luiza. "A história é contada ali como uma verdade, você não está vendendo nada. É uma linguagem teatral, da qual gosto muito - é o realismo".

Experiência

A atriz e cantora de 25 anos mora em São Paulo e diz não ter uma rotina. "Eu conheço o meu dia seguinte apenas na véspera", conta.

Entre gravações de músicas e clipes, Luiza encaixou alguns horários em sua agenda de 2013 para interpretar a protagonista de "The Last of Us". "Gostei muito da experiência", diz. "Ao longo de uma semana corrida, passei dias inteiros dentro do estúdio. Gravávamos por cerca de 10 horas todos os dias".

A oportunidade para debutar como dubladora de games veio por causa da expansão do mercado. Como mais jogos estão sendo lançados em português do Brasil, a demanda por este tipo de serviço cresce.

Ainda em 2013, Luiza também gravou a voz da narradora de "Child of Light".

"Em geral, as gravadoras que fazem comerciais e filmes também fazem games", explica a atriz. "Mas também já existem estúdios especializados no Brasil, como aquele onde eu gravei 'The Last of Us'".

OUÇA LUIZA EM AÇÃO COMO A ELLIE DE "THE LAST OF US"

  •  

Fãs

Apesar de atuar nas mais diversas áreas artísticas - tendo lançado um álbum de músicas e trabalhado em várias peças de teatro, Luiza conta que os fãs de Ellie são também seus maiores fãs.

OUTROS PROJETOS

  • Enquanto trabalha em seu segundo álbum musical, Luiza lançou recentemente o primeiro clipe com audiodescrição feito no Brasil. Através dele, deficientes visuais são capazes de acompanhar a experiência do vídeo. Estes e outros projetos estão em seu site oficial.

"Os gamers entraram na minha página, curtiram, e começaram a me seguir como ninguém mais faz", diz. "Isso é muito legal porque eles gostaram da minha atuação no jogo, foram atrás, e de fãs de 'The Last of Us' acabaram virando fãs meus".

"Eu jamais esperei tamanha visibilidade, mas acho que o sucesso é um sinal de que foi um trabalho bem feito".

Apesar de não estar trabalhando em nenhum outro jogo atualmente, Luiza se agarra ao desejo de interpretar Ellie novamente. "Ouvi rumores sobre o filme de 'The Last of Us', mas ainda não sei de nada disso. Mas eu queria muito poder fazer esse papel de novo, e aproveitar para experimentar dublar um filme pela primeira vez".

LUIZA NARROU A AVENTURA 2D "CHILD OF LIGHT"

  •