Topo

Bonecos de Mario no McDonald's conquistam 'jovens adultos' e vendem 5 mi

Théo Azevedo

Do UOL, em São Paulo

02/12/2014 17h28

Rodrigo Plácido Gonçalez está longe de ser um cliente assíduo do McDonald's, mas nas últimas semanas fez várias visitas à rede de fast food. Tudo para conseguir os bonecos de Mario e sua turma, que foram dados como brinde no Mc Lanche Feliz. "Foi uma franquia que marcou minha infância e a qualidade dos bonecos é muito boa", explica o engenheiro de software, que tem 31 anos e mora em São Paulo.

Com previsão para durar duas semanas, a ação terminou na metade do tempo, após vender mais de cinco milhões de sanduíches, tornando-se o 2º Mc Lanche Feliz com melhor performance da história, atrás apenas de Shrek. “A maior surpresa foi envolver os jovens adultos”, conta Roberto Gnypek, diretor de marketing do Mc Donald’s. “Você vê um bando de marmanjos com os bonecos ao lado do PC”.

O sucesso foi tamanho que houve quem fosse à lanchonete apenas para comprar os bonecos, como no caso de Brenda Piovesani, que costuma ir ao Mc Donald's uma vez por semana, mas aumentou a frequência para completar a coleção, que tinha nove brinquedos no total. Ainda assim, ela queria mais: "Poderia ter saído mais um modelo que senti muita falta nessa coleção: o Bowser".

Levar o bigodudo e seus amigos ao Mc Lanche Feliz, porém, não foi simples, nem rápido: Gnypek queria ter feito antes, mas levou cinco anos para convencer a Nintendo, que controla com mão-de-ferro o licenciamento de seus personagens. “O responsável pela licença na América Latina [a Motta, que fica no Panamá] nunca teve muito interesse em fazer algo do gênero por aqui, tanto que se você olhar o mercado e o varejo só vai encontrar bonecos pequenos e caros”.

Minecraft é o próximo?

O Mc Donald’s já trabalha em novas linhas de brinquedo baseadas em games, ainda que mantenha mistério sobre as marcas, por motivos estratégicos. Perguntado sobre “Minecraft”, Gnypek disse que o jogo “está no radar” da empresa: “Sou muito fã de ‘Minecraft’, pois a estética resgata a essência do pixel, com todos aqueles quadrados”.

Para 2015 o executivo promete três ações com brinquedos inspirados em jogos. “Basta olhar os jogos mais vendidos e você terá uma ideia do que vem por aí”, despista.