Topo

Jogamos: Requintado, "Grim Fandango" lidera investida da Double Fine no PS4

Pablo Raphael

Do UOL, em Las Vegas*

07/12/2014 13h15

Remake de um verdadeiro clássico dos adventures de apontar e clicar, “Grim Fandango” é o primeiro jogo da produtora Double Fine a aportar no PlayStation 4 - e também no portátil PS Vita.

Não será o único: no PlayStation Experience, a Double Fine anunciou mais dois títulos para as plataformas da Sony, “Broken Age” e “Day of the Tentacle” remasterizado - o primeiro é um caso de sucesso do Kickstarter, o segundo é uma grata surpresa para os jogadores nostálgicos.

Se “Day of the Tentacle” seguir os passos de “Grim Fandango”, o PS4 será uma plataforma de grande apelo para os veteranos e para os “retrogamers" num futuro próximo.

UOL Jogos experimentou a aventura de Manny Calavera durante o PS Experience, tanto no PlayStation 4 quanto no portátil PS Vita. E mesmo que ainda em desenvolvimento, o jogo mostra um belo trabalho de remasterização, com requintes para colecionadores.

As mecânicas de jogo permanecem inalteradas, assim como o enredo. Você controla Manny Calavera, um esqueleto que trabalha coletando os recém mortos no mundo dos vivos. O jogo mistura de forma sagaz e inteligente elementos sobrenaturais da cultura mexicana, ambientação noir e o clima da Nova York da era do jazz.

VEJA COMO ESTÁ O VISUAL DE "GRIM FANDANGO" NO PS4

  •  

Gráficos e comentários do diretor

As mudanças mais óbvias são o som, totalmente refeito, e os gráficos. Os modelos dos personagens são bem mais detalhados do que no passado, ainda mais quando iluminados por novos efeitos de luz e sombra dinâmicos. Para apreciar melhor, é possível ir e vir entre o novo visual e o antigo (como na remasterização de “Monkey Island” ou em “Halo 2 Anniversary”).

No PS4, esse processo é instantâneo, feito ao pressionar o touchpad do DualShock 4. No PS Vita, é preciso seguir até o menu e escolher o modo remasterizado ou clássico. Nesse menu, em ambas as plataformas, você também pode escolher o formato da tela - quadrado, quadrado com bordas ou wide screen. A última opção é a pior, pois deixa o jogo com aspecto esticado.

Um detalhe bacana sobre “Grim Fandango” é que o jogo oferece uma série de comentários dos produtores, em particular, o sempre divertido Tim Schafer, designer do game. São conversas recheadas de curiosidades sobre a criação do jogo, anedotas e outros detalhes que agradarão muito os fãs do gênero.

Na demo jogada, todos os comentários (assim como os diálogos e opções oferecidas pelo jogo) estavam em inglês, mas o próprio Schafer garantiu que a aventura chegará ao Brasil em português, sugerindo até usar a mesma dublagem de 1998, devidamente remasterizada.

“Grim Fandango” sai em 27 de janeiro para PlayStation 4 e PS Vita.

* O jornalista viajou a convite da Sony