Mobile

'Pai dos videogames', Ralph Baer morre aos 92

Do UOL, em São Paulo

07/12/2014 20h03Atualizada em 08/12/2014 11h38

Considerado o "pai dos videogames", morreu neste último sábado (6) aos 92 anos de idade. A família divulgou publicamente o fato no domingo (7). Nascido na Alemanha, o cientista e inventor criou o Magnavox Odyssey, conhecido como o primeiro console doméstico. 

O aparelho foi comprado pela Magnavox em 1971, e um ano mais tarde lançado publicamente.

Ralph Baer também é creditado como o inventor do jogo de memória Simon, que ficou popular no Brasil durante a década de 1980 sob o nome Genius.

Além de ter recebido o título de "pai dos videogames", Baer foi premiado como um pioneiro ao longo de sua vida. Ele recebeu dois prêmios distintos do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e o prêmio de pioneiro da Game Developers Conference em 2008. Em 2006, ele recebeu das mãos do então presidente norte-americano George W. Bush a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação.

A confirmação do falecimento veio por parte do site Gamasutra. O cientista deixou para trás três filhos e mais de 150 patentes registrados em seu nome.

Surgimento da ideia

Em 1966, o então funcionário de uma empresa de aparelhos eletrônicos no estado de New Hampshire, EUA começou a explorar a ideia de jogar games na TV. Ao lado de dois companheiros, Bill Harrison e Bill Rusch, ele criou uma série de protótipos que culminaram com o modelo inicial do Odyssey.

Baer também foi responsável pela criação de uma pistola de luz, parte do pacote "Shooting Gallery", que foi o primeiro periférico lançado para um console de games.

O sucesso do Odyssey inspirou uma série de empresas concorrentes, como a Atari de Nolan Bushnell. Inspirado pelo "Table Tennis" de Baer, Bushnell viria a criar o celebrado "Pong".

  • O Magnavox Odyssey foi o primeiro console caseiro, lançado em 1972

O pioneiro

Grande sucesso na década de 1970, o Magnavox Odyssey recebeu 27 diferentes games ao longo de sua existência, distribuídos em 12 cartuchos. 330 mil cópias do console foram vendidas - número que, na época, garantiu que várias outras empresas passassem a se interessar pelo mercado de consoles caseiros.

Dentre os títulos lançados para a plataforma estavam "Tennis", "Brain Wave", "Ski", "Wipeout", "Simon Says" e "Shootout".

Fortalecida pelo sucesso de "Pong", a Atari lançou o 2600 e tornou o Odyssey obsoleto. Baer, porém, continuou trabalhando como inventor. Em 1978, ao lado de Howard J. Morrison, ele criou o jogo de memória eletrônico Simon, que obrigava os usuários a memorizarem uma sequência de cores para depois pressionar os botões na ordem correta.

Com o passar dos anos, Baer se mostrou incomodado por quão violentos os games tinham se tornado. "Eu acho isso uma vergonha. O que eu criei se tornou uma abominação. Você vê a mesma coisa na música, na literatura, na arte - em todas as formas de arte", disse o cientista em entrevista à Salt Lake Tribune em 2011.

Em um perfil publicado pelo site Vice na ocasião de seu 90º aniversário, o cientista revelou que ainda mantinha uma pequena oficina em sua casa na cidade de Manchester, em New Hampshire, onde ele trabalhava em pequenas novas invenções.

  • O jogo Simon, muito popular nos anos 1980, é outra das criações de Ralph Baer

Repercussão

Em seu perfil no Twitter, Cliff Bleszinski, o criador de "Gears of War", lamentou a perda de Baer. "Obrigado por fazer nascer essa mídia incrível que fez tanto por mim, tanto pessoalmente como profissionalmente", disse.

Larry Hryb, o Major Nelson da Microsoft, publicou uma série de fotos que tinha tirado ao lado do inventor este ano. "Descanse em paz, Ralph. Obrigado por criar essa indústria incrível", afirmou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos - Link Externo
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
Topo