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Herói de "Uncharted" é oito vezes mais detalhado no PlayStation 4

Pablo Raphael

Do UOL, em Las Vegas*

10/12/2014 13h12

Grande sensação da abertura do PlayStation Experience, "Uncharted 4" não estava disponível para testes na feira. Mas a produtora Naughty Dog realizou um painel para falar sobre o game, mais especificamente sobre a modelagem do herói Nathan Drake no PS4.

Foi uma conversa bastante técnica sobre shaders, texturas, polígonos e outros elementos, mas serviu para dar uma pequena amostra do poderio gráfico do console e jogo. Foram exibidas imagens e vídeos mostrando o personagem em detalhes - desde o movimento das mechas de cabelo até a forma como o tecido da camisa de Drake absorve a água em meio a uma luta sob uma cachoeira.

Segundo a Naughty Dog, Drake é muito mais expressivo em "Uncharted 4": o rosto do personagem tem 800 pontos de referência. Para efeito de comparação, o rosto do herói em "Uncharted 3", último game da série para PS3, tinha apenas 120 pontos.

Isso permite apresentar movimentos faciais detalhados e emoções. Drake sorri, se espanta, transmite sensações de medo, raiva e surpresa como nunca antes. Mais ainda, é possível ver o reflexo do cenário nos olhos do personagem. Certamente, muitos detalhes passarão batidos pelo jogador no meio da ação, mas juntos, dão ao herói uma verosimilhança impossível de se alcançar no PlayStation 3.

Fora do Vale da Estranheza

Observando o modelo 3D de Drake se mexer na tela passa uma impressão de vida, sem artifícios e truques. Para os produtores de "Uncharted 4", o objetivo é dar ao personagem uma sensação de naturalidade, não necessariamente buscar o foto-realismo. "Assim nós evitamos levar Drake para o Vale da Estranheza", explica o time responsável pela modelagem do herói.

O Vale da Estranheza ("Uncanny Valey", em inglês) é um efeito provocado ao apresentar algo que parece muito com um ser humano, mas não é (como um robô, uma animação ou um personagem muito bem feito em um jogo). Diante de algo assim, as pessoas tendem a procurar por algum sinal de que a criatura é artificial. Isso acontece em filmes como "Expresso Polar" ou em jogos como "Heavy Rain", por exemplo.

O Nathan Drake de "Uncharted 4" é, com certeza, um personagem muito mais bem feito e detalhado do que a maioria. Mas e os outros personagens do jogo, terão a mesma qualidade? Segundo a Naughty Dog, o modelo básico usado para Drake é o mesmo que serve de base para todas as pessoas no jogo, mas o grau de detalhes pode ser ajustado em cada caso.

Assim, coadjuvantes importantes certamente serão muito detalhados, enquanto aqueles mercenários que não durarão mais do que um ou dois tiros não precisam ser tão caprichados assim.

VEJA 15 MINUTOS DE AÇÃO EM "UNCHARTED 4"

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"Uncharted 4: A Thief's End" sai em 2015, exclusivo para PS4.

*O jornalista viajou a convite da Sony