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Testamos: campanha de "Evolve" traz horas de combate tenso e empolgante

Victor Ferreira

Do Gamehall, em São Francisco*

18/12/2014 12h39

Shear está à beira do colapso. Após constantes ataques de terríveis e poderosas criaturas, é hora da colônia de humanos que vive no planeta escapar e tentar a sorte em um lugar mais amigável

Para que o máximo de pessoas consiga fugir do planeta, mercenários e caçadores são enviados para deter os estranhos monstros que habitam a região durante cinco dias, caso contrário a humanidade servirá apenas como aperitivo para a fauna (e até flora) de Shear.

É com este simples pretexto que a Turtle Rock Studios e a 2K Games apresentam Evacuation, campanha que leva até 5 jogadores a explorarem os diferentes mapas e modos de “Evolve”, seja como os caçadores protegendo os humanos ou no papel do monstro, tentando defender e retomar seu território.

UOL Jogos testou a campanha - tanto solo quanto com outros jogadores - e viu o que há de novo neste embate entre a humanidade e a natureza. "Evolve" tem lançamento marcado para dia 10 de fevereiro e terá versões para PlayStation 4, Xbox One e PC, todas com legendas em português.

Cinco dias para o fim do mundo

Evacuation não se encaixa no padrão do que é considerado uma campanha “tradicional” nos games, tendo mais semelhanças com que já foi visto nos dois “Left 4 Dead” do que em algo como “Call of Duty”. Como o próprio diretor criativo do jogo, Phil Robb, disse ao UOL Jogos, “não estamos fazendo a parada que ‘Halo’ faz de pegar na sua mão e falar ‘era uma vez’ e coisa e tal”.

No jogo, os cinco dias para a evacuação total de Shear são representados como cinco partidas diferentes, sempre começando com “Hunt”, modo mais conhecido do jogo em que os caçadores devem matar o monstro.

Nas três partidas seguintes, os jogadores poderão votar entre três modos diferentes - além de “Hunt”, “Rescue”, em que os caçadores devem proteger a fuga de um grupo de humanos, e “Nest”, em que o monstro deve impedir que os caçadores destruam ovos de outras criaturas - que serão disputadas em um dos 16 mapas inicialmente disponíveis no jogo.

No quinto dia, a batalha final é definida com o modo Defend, que utiliza elementos inspirados por MOBAs como “League of Legends” e “Dota 2”: os humanos devem manter os geradores que protegem a nave que os colonos usarão para fugir funcionando, enquanto o monstro, totalmente evoluído, conta com a ajuda de ‘minions’ para destruir o equipamento e acabar com a vida humana no planeta

VEJA TRAILER DO MODO HISTÓRIA DO GAME

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O que dá um maior fator de longevidade a Evacuation são as diversas possibilidades de mudança que a Turtle Rock criou para a campanha: após o fim de uma partida, o próximo mapa traz algo que beneficará quem venceu a batalha anterior.

Os fatores são diversos e com efeitos de maior ou menor impacto ao time perdedor: se o monstro ganhar, por exemplo, é possível que a vida selvagem se torne mais abundante ou agressiva contra os caçadores; caso os humanos vençam, é possível que um mercenário se junte à equipe ou um satélite bombardeie o monstro durante a partida.

Isso é capaz de criar situações diferentes e especiais que não são facilmente reproduzidas em uma partida comum, como em uma partida de “Nest” em que eu e três outros caçadores passamos minutos de tensão ao descobrir que não havíamos vencido ao destruir o último ovo, já que o monstro havia ganhado um minion ao ganhar o embate anterior. No fim, o monstro foi derrotado com alguns segundos para o fim do jogo.

Durante a campanha, o jogador também pode escolher livremente sua classe e personagem de partida em partida, caso determinado caçador funcione melhor em um modo do que em outro ou combine mais com o resto da equipe no momento.

Para completar uma sessão completa de Evacuation, porém, o jogador deve dedicar um tempo significativamente maior do que uma simples partida, já que em geral elas duram entre 40 minutos e uma hora, e não salvam dados - ou seja, caso saia no meio de uma partida e não possa voltar ao jogo, terá de começar do início.

“Há muitas coisas possíveis de se fazer com Evacuation”, diz Phil Robb. “Ela meio que requer uma dedicação maior, do tipo ‘Nós queremos nos juntar e viver a pequena narrativa que está lá e mergulhar na experiência de ‘Evolve’”.

“Mas também é bem útil para aprender a jogar o game, para testar novas estratégias e coisas que você não sabe se vão funcionar e não quer ficar online para ver se elas darão certo. É ótimo para descobrir diferentes combinações de caçadores, quais funcionam melhor juntos. Há vários usos [para a campanha] dependendo de quais são suas prioridades”.

E, caso queira testar estas diferentes possibilidades sem atrapalhar a diversão de outros, há sempre a possibilidade de jogar o game solo.

NOVOS MODOS?

“Evolve” será lançado com os modos Hunt, Rescue, Nest e Defend. Durante a entrevista, o diretor criativo Phil Robb comentou sobre a possibilidade de trazer novo conteúdo para o game após seu lançamento.

Embora tenha deixado claro de que tudo ainda esteja em fase teórica, a Turtle Rock está pensando em diferentes modos para o jogo, e caso sejam implementados após seu lançamento, serão disponibilizados gratuitamente.

Caçador solitário

O modo solo, como é de se esperar em um jogo centrado no fator multiplayer, é composto apenas de certas partidas ou a campanha com um jogador tomando o papel do monstro ou um dos caçadores, com o resto dos personagens sendo controlado pelo computador, os chamados 'bots'.

“Sentimos que este é um modo que precisávamos suportar, por vários motivos”, disse Robb. “Por exemplo, há pessoas que, por uma razão ou outra são hesitantes em jogar online”

“Um exemplo que gosto de usar é que, tempos atrás, eu comecei a jogar ‘Counter-Strike’ e eu não gostei dele pois joguei online e sempre ficava apanhando feio”, cotinuou. “Quando trabalhamos em ‘Condition Zero’ e implementamos os bots, de repente havia uma ponte para eu me interessar em ‘Counter-Strike’, em que podia entrar, não me sentir intimidado e aprender a jogar, ganhando confiança para participar de partidas online”.

Robb também cita a opção de treinar com os diferentes personagens para aprender suas vantagens e defeitos, além de mencionar a possibilidade de um público que não goste de jogar títulos multiplayer, mas que queiram experimentar o jogo, embora não saiba se este segmento será muito grande.

“No fim das contas, esta é uma experiência multiplayer de corpo e alma, e era o que queríamos fazer. Se chamar a atenção de um público que normalmente não tem interesse neste tipo jogo, excelente”, comentou o diretor criativo. “Por outro lado, não é segredo que não estamos desenvolvendo um jogo single player, e sim um multiplayer que pode ser jogado como um single player”.

Fúria monstruosa

Durante o teste, a Turtle Rock também deu aos visitantes a chance de testar o terceiro monstro do jogo, conhecido como Wraith.

“Se o Goliath é nosso lutador e o Kraken é nosso mago, Wraith é nossa assassina”, disse Robb, comparando os monstros a personagens de MOBAs. Com a menor barra de armadura e vida, a criatura compensa sua fragilidade com grande agilidade e diversos meios de escapar do combate direto, o que nas mãos certas pode torná-la a mais perigosa e letal das monstruosidades de “Evolve”.

A principal habilidade de Wraith é Decoy, que cria uma versão do monstro que imediatamente ataca os caçadores, enquanto a versão real, invisível, escapa da batalha. Usado corretamente, este poder deixa os humanos completamente desfocados, o que dá a chance a Wraith preparar outro ataque ou procurar alimento para evoluir ou se recuperar.

Para tornar a situação ainda pior para os humanos, há poucas indicações de que se está enfrentando uma cópia da criatura caso não tenha visto o início da habilidade, e o clone é capaz de causar dano aos inimigos.

Algo do tipo ocorreu durante uma partida de Hunt em que eu controlava Abe, um caçador do tipo 'trapper', capaz de atirar um dardo que indica a localização do monstro por alguns segundos. Sempre que possível, tentei atingir o monstro para indicar sua verdadeira localização.

Como o clone é capaz de causar dano, porém, ele ainda é uma ameaça a ser enfrentada, mesmo ao se saber que é uma versão falsa do monstro. Ainda assim, nossa equipe estava com um desempenho melhor do que em partidas anteriores… Até a Wraith me separar do resto do grupo com uma de suas outras habilidades e matar meu personagem. Novamente cegos quanto à verdadeira localização do monstro, meus companheiros não duraram mais tempo.

A única forma de minha equipe levar a melhor contra a criatura era em combate direto em um espaço aberto, já que há poucos lugares para se esconder e ela é relativamente frágil. Ainda assim, na maioria das vezes em que um jogador com boa noção dos controles utilizou a Wraith, os caçadores perderam facilmente.

CONTEÚDO EXTRA DE "EVOLVE" TERÁ NOVO MONSTRO

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* O jornalista viajou a convite da 2K