Topo

Na nova geração, "Naruto" e "One Piece" querem "ultrapassar anime"

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em Tóquio*

23/12/2014 14h01

Se na geração anterior de consoles a Bandai Namco falava em alcançar qualidade gráfica de anime para seus jogos de "Naruto" e "One Piece", a chegada do PS4 e do Xbox One fez eles almejarem "ultrapassar" tal nível em 2015.

Essa é a promessa de Hiroshi Matsuyama, presidente da CyberConnect2, que está liderando o desenvolvimento de "Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4". O game terá versões para PS4, Xbox One e PC.

Já "One Piece: Pirate Warriors 3" quer revitalizar a fórmula de combate da série através de melhorias gráficas no PS4 e no PC. Ele também terá versões para PS3 e PS Vita.

ASSISTA AO PRIMEIRO TRAILER DE "NARUTO: UNS4"

  •  

O conflito final dos ninjas

O novo "Naruto" já começa com tons de encerramento. Seu trailer de anúncio mostra a incrível luta entre Hashirama Senju e Madara Uchiha - uma das últimas e mais importantes do mangá original, que acabou recentemente. O game será o primeiro a exibir o final real da série.

"Como estamos usando o mangá como base desta vez, queremos ultrapassar o anime em todos os sentidos", explica Matsuyama. Para isso, seu time está desenvolvendo o game primeiro no PC, e depois transferindo o progresso para os consoles.

O resultado é positivo e evidente. "Ultimate Ninja Storm 4" impressiona com batalhas explosivas e animações fluidas. Em confrontos contra chefes, 'quick-time events' dinâmicos e cutscenes se misturam com a ação regular, sem qualquer tipo de transição. E a maior expressividade dos lutadores traz mais personalidade ao game.

Em termos de jogabilidade, porém, as melhorias visíveis são poucas. Há um novo sistema de quebra de armas e armaduras que acrescenta uma certa noção de progresso aos combates. Mas, de resto, o jogo é controlado e dominado exatamente da mesma forma que seus predecessores.

Matsuyama não esconde, porém, que tem o desejo de atrair fãs do gênero de luta para seu game, e não apenas fãs de "Naruto". "Estamos trabalhando para melhorar o equilíbrio do game, porque queremos estar na EVO. Queremos ter torneios de 'Ultmate Ninja Storm'", diz.

Pirataria com cara nova

Apesar de também ter versões para PS3 e PS Vita como seu predecessor, é no PS4 e no PC que "One Piece: Pirate Warriors 3" realmente brilha. As melhorias gráficas patrocinadas pela transição para a nova geração são palpáveis.

Os produtores do game explicam que a versão mais moderna do game utiliza uma técnica de geração de imagens mais moderna. Através dela, eles conseguem exibir mais inimigos na tela - não apenas nas imediações do protagonista, mas também aqueles que estão um pouco distantes.

Quem já jogou um "Musou" sabe o quão importante isso é. De todos os jogos do estilo, "Pirate Warriors 3" é o que parece funcionar melhor em seus aspectos técnicos até hoje. A ação é frenética como sempre, mas também agradável aos olhos - algo que pode ser considerado uma novidade.

Adentrando o território do mangá e sem medo de revelar spoilers, "Pirate Warriors 3" coloca Sabo em sua capa. Diferente de "Pirate Warriors 2", que apresentava uma história ao estilo universo paralelo, o novo game pretende retratar todos os arcos da série de maneira fiel - incluindo aqueles que tiveram suas tramas originais ignoradas desde o começo da série, como Thriller Bark e Punk Hazard.

As escolhas dos jogadores durante as batalhas poderão, porém, alterar um pouco o rumo dos eventos. Até o momento, porém, a Bandai Namco não revelou exatamente como esse sistema funcionará.

Nem "Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4" nem "One Piece: Pirate Warriors 3" têm datas de lançamento exatas anunciadas, mas ambos sairão em 2015 no Ocidente.

* O jornalista viajou a convite da Bandai Namco.