Topo

Clássico "Adventure" será tema de palestra na GDC 2015

Do UOL, em São Paulo

12/01/2015 18h04

A organização da Game Developers Conference, a GDC, anunciou que o evento de 2015 terá uma palestra com o programador Warren Robinett, responsável pelo clássico "Adventure", do Atari 2600. A palestra de Robbinet revelará curiosidades sobre a criação e desenvolvimento do jogo, um dos primeiros games de ação e aventura com elementos gráficos.

A palestra de Robbinet é parte dos painéis Postmortem, uma das principais atrações da Game Developers Conference. Já passaram por lá verdadeiras lendas da indústria de games, como David Crane ("Pitfall") e Toru Iwatani ("Pac-Man").

O game designer Warren Robinett trabalhou para a Atari, para a NASA e também é o fundador da The Learning Company, empresa voltada para o desenvolvimento de softwares educativos.

Clássico da aventura

Lançado em 1979 para Atari 2600, "Adventure" coloca o jogador no controle de um guerreiro que deve explorar um labirinto. No final, é preciso enfrentar um dragão. Com gráficos simples (mas bem impressionantes para a época), o game se tornou conhecido por trazer um dos primeiros "Easter Eggs" da história dos jogos eletrônicos: uma tela secreta exibia o nome de Robinett.

Na época, a Atari não autorizava os designers e produtores a creditarem seus nomes nos jogos. A tela secreta teria sido inclusa em "Adventure" sem o conhecimento da empresa. Assim, a produção de "Adventure" mostra o avanço do desenvolvimento de jogos e também da luta pelo reconhecimento dos programadores.

Na GDC, Robinett deve falar sobre essa história, sobre a implementação do código de "Adventure" (o jogo usava um chip com 4K de memória ROM!) e sobre a inteligência artificial sofisticada dos inimigos do game. Em "Adventure", as criaturas possuem 'desejos' e 'medos', um avanço notável em comparação à I.A. mais simples dos jogos da época.

GDC 2015

A Game Developers Conference acontecerá entre os dias 2 e 6 de março. O evento será realizado no Moscone Center, em San Francisco, nos EUA e terá cobertura in loco de UOL Jogos.

Voltada para desenvolvedores e produtores, a GDC é palco para debates, painéis e apresentação de novas tendências para o mundo dos games, como os jogos sociais, games mobile e mais recentemente, realidade virtual.