Topo

Prometendo inovação, "Forza 6" celebra 10 anos da série de corrida do Xbox

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

13/01/2015 15h56

Anunciado na noite de ontem (12), "Forza Motorsport 6" pegou alguns jogadores de surpresa, mas não os mais antenados fãs do jogo de corrida, que estavam com os olhos voltados para o Salão de Detroit, onde a Microsoft dividiu o palco com a Ford para revelar o game e o próximo super carro da montadora norte-americana, o belo e agressivo novo Ford GT.

"Forza 6" celebra os 10 anos da franquia de corrida "Forza Motorsport", nascida em 2005 no primeiro Xbox e que, ao longo dos anos, se tornou uma das principais marcas dos consoles da Microsoft. Com um padrão de lançamentos bianuais (e agora intercalados com a menos sizuda série "Horizon"), "Forza" foi a primeira franquia de peso a estrear no Xbox One.

O jogo trouxe belos gráficos e o inovador sistema Drivatar, mas não ficou livre de críticas: poucas pistas e a menor quantidade de carros num jogo da série deixaram os fãs receosos do que poderia vir depois. Para Alan Hartman, gerente do estúdio Turn 10 e responsável por "Forza Motorsport 6", os fãs não tem com o que se preocupar.

"'Forza 5' foi um jogo feito para acompanhar o lançamento do Xbox One. Tenho muito orgulho do que conseguimos fazer no jogo, tanto a Turn 10 quanto a PlayGround Games, que ajudou no desenvolvimento", disse Alan em entrevista ao UOL Jogos. "Mas 'Forza Motorsport 6' está em um nível diferente, é um jogo feito em outro momento da plataforma".

"Tivemos tempo para aprender sobre o hardware, para entender melhor o sistema e como conseguir uma performance melhor do console", explicou. "Por isso, 'Forza Motorport 6' trará mais inovações técnicas, é uma experiência de jogo aprimorada, feita numa plataforma madura".

Questionado sobre quantos carros "Forza 6" terá no lançamento, o executivo disse apenas que teremos mais detalhes na E3, quando o game será mostrado para o público. Mas Hartman garantiu que o sistema Drivatar continuará presente. "É uma das maiores inovações dos jogos de corrida, capaz de proporcionar competidores mais realistas e naturais, baseados em jogadores de verdade. Estamos sempre trabalhando para aprimorar esse sistema".

Para o executivo, "Forza Motorport 6" não poderia ser uma atualização do jogo anterior. "Nossos fãs não ficariam satisfeitos se só fizéssemos uma grande atualização paga para 'Forza 5'. Eu não ficaria feliz com isso, nem em lançar o mesmo jogo atualizado ano após ano. Precisamos inovar, oferecer experiências novas e melhores, dar aos fãs um jogo empolgante. É o mínimo que eles merecem".

Parceria com a Ford

Parte dessa inovação vem através da parceria com a Ford, razão do anúncio do jogo no Salão de Detroit. "Tivemos acesso ao desenvolvimento do novo Ford GT", disse. "Acompanhamos o processo em profundidade e isso se refletirá no game. A parceria com a Ford inclui outros carros, como a F-150 Raptor e o novo Mustang Shelby, mas o que estamos fazendo com o Ford GT está em outro nível, é algo nunca visto nos games".

"Tivemos acesso ao projeto do carro, vimos como a Ford desenvolveu a tecnologia para o GT ser super leve e trabalhamos para colocar isso no jogo, para transmitir a experiência de guiar esse super carro em 'Forza 6'". Mais detalhes sobre "Forza Motorsport 6" serão revelados na E3 2015, que acontece em junho, nos EUA. Alan promete muitas novidades para a feira e no restante do ano. "Temos vários estúdios trabalhando em conteúdo para o jogo e este ano é o 10º  aniversário da franquia".

Ainda não há uma data de lançamento oficial para "Forza Motorsport 6", mas não deve passar deste ano. "Sempre fomos consistentes em nossos lançamentos, então você pode imaginar mais ou menos quando o game deve chegar ao Xbox One", disse Alan.

ASSISTA AO TRAILER DE "FORZA MOTORSPORT 6"

  •