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Sucesso de "HearthStone" está na acessibilidade, diz Blizzard

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

16/01/2015 10h02

Eleito pelos leitores de UOL Jogos como o melhor jogo de 2014, "HearthStone: Heroes of Warcraft" é, provavelmente, um caso de sucesso inesperado para a Blizzard Entertainment, produtora do game.

Para o diretor Eric Dodds, da Blizzard, o motivo do sucesso de "HearthStone" está na acessibilidade do jogo. "É um game que pode ser jogado por qualquer pessoa", disse o diretor em entrevista ao UOL Jogos.

Essa acessibilidade, que rendeu indicação ao prêmio da organização Able Gamers nos EUA, seria o motivo para o jogo ganhar tantos adeptos. Ouvimos muitas histórias de pessoas que não tinham nenhum interesse no gênero de 'card games'até conhecer 'HearthStone'".

Manter o jogo variado e de fácil compreensão é um dos objetivos que a produtora mantém ao lançar expansões, como "Goblins vs. Gnomos", que trouxe 140 novas cartas para as partidas. "Ao projetar novas cartas para 'HearthStone', ficamos atentos para que o funcionamento dos cards seja fácil de entender, para evitar que as pessoas fiquem confusas".

"Também é importante que os novos cards criem novas estratégias quando usados com cartas antigas - assim o deck antigo não fica obsoleto,  mas oferece novas possibilidades para o jogador", explicou.

"Muitas pessoas tiveram o primeiro contato com os jogos da Blizzard com 'HearthStone'", comenta o diretor. "Ter jogado 'World of Warcraft' não é um pré-requisito".

VEJA TRAILER DE "HEARTHSTONE: GOBLINS VS GNOMOS"

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Fora dos padrões, dentro das tendências

Um jogo de cartas online, "HearthStone" foge dos padrões estabelecidos pela Blizzard em diversos aspectos: é um jogo simples, gratuito e feito por um time pequeno em um curto espaço de tempo: Foi anunciado em março de 2013 e saiu para PC e Mac um ano depois, em março de 2014. O game já ganhou versões para iPad e tablets Android e atualmente o estúdio trabalha em uma edição para celulares.

NOVAS AVENTURAS

  • Divulgação

    "Ficamos muito felizes com 'Maldição de Naxxramas' e 'Goblins vs. Gnomos'", disse o diretor. "Já estamos trabalhando em novos conteúdos e vocês podem esperar por mais aventuras em 2015".

Por outro lado, "HearthStone" incorpora muitas das tendências do design de jogos que se popularizaram nos últimos anos.

Distribuido em formato digital e gratuito, o jogo adota microtransações e portabilidade (você joga com a mesma conta no computador e no tablet) e não nega a vocação para o eSport. A final do Mundial 2014, realizada na convenção BlizzCon, pagou US$ 100 mil ao campeão.

Jogadores brasileiros participam da etapa qualificatória na América Latina, que oferece quatro vagas para as finais regionais. Para conseguir vagas na série final, ainda é preciso enfrentar os quatro melhores jogadores da América do Norte. Isso não deve mudar em 2015, mas a Blizzard planeja realizar outros campeonatos de "HearthStone" por aqui, mas ainda está em busca de parceiros para isso.

Totalmente em português, "HearthStone" está disponível para PC, Mac, iPad e tablets Android.