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Dos criadores de "Left 4 Dead", "Evolve" é multiplayer inovador e divertido

Victor Ferreira

do Gamehall

09/02/2015 03h01

Em 2008, a Turtle Rock Studios, na época uma divisão (quase dissolvida) da Valve lançou “Left 4 Dead”, jogo que colocava até quatro jogadores contra hordas de zumbis. Na época, foi aclamado pela crítica e público por seu sistema de progressão intuitivo, que se adaptava ao estilo de quem jogava.

Agora, em 2015, a agora independente Turtle Rock procura inovar no mundo de jogos multiplayer com “Evolve”, que coloca quatro jogadores no papel de caçadores à procura de um monstro escondido na floresta. A diferença? A criatura é controlada por uma quinta pessoa, que deve devorar a vida selvagem até evoluir suas habilidades para poder enfrentar os quatro oponentes de igual para igual.

O jogo acaba pedindo uma maior dedicação por parte dos jogadores e a experiência inteira é construída ao redor de momentos de calma pontuados por ação desenfreada (se estiver jogando com as pessoas certas, pelo menos).Mas com um bom grupo de aliados ou adversários, “Evolve” pode ser foco de algumas das batalhas online mais excitantes de 2015

Cinco dias para o fim do mundo

O game se passsa no planeta Shear, cuja colônia tem sido assolada por ataques de misteriosas criaturas. Contratados para proteger a população, mercenários devem matar o máximo de criaturas possível para ajudar no processo de evacuação dos colonos. Já o monstro tem como objetivo destruir o máximo possível do ambiente.

Há quatro modos diferentes: Caçada, em que os humanos saem em procura do monstro; Ninho, em que a criatura deve proteger ovos, podendo chocá-los para criar um aliado; Resgate, em que os caçadores precisam cobrir o caminho de sobreviventes até a chegada de uma nave; e Defesa, em que os mercenários têm como objetivo sobreviver à horda de monstros que quer destruir a nave de evacuação.

O game não tem um modo para apenas um jogador - podendo-se no máximo jogar partidas com bots, personagens controlados pelo computador -, mas possui uma campanha, conhecida como Evacuação, em que cada missão representa um dia da fuga de humanos em Shear.

A campanha se destaca pelos vários efeitos que acontecem na missão seguinte dependendo de quem venceu a partida anterior: caso o monstro seja vitorioso, ele pode receber um aliado ou causar um curto circuito no equipamento dos humanos; já se os caçadores ganharem, é possível que uma nave possa identificar a posição da criatura no mapa ou criar portais para travessia mais fácil pelo terreno.

Aquele que luta com monstros...

“Evolve” também traz uma série de personagens únicos, que variam tanto dentro e fora de suas próprias classes. No total, há 12 caçadores (incluindo quatro adicionais vendidos via download) divididos entre Assalto, Armadilheiro, Médico e Suporte. Há também três tipos de monstro: Golias, Kraken e Espectro.

Na facção de humanos, cada um tem um papel a fazer durante a partida para ajudar a derrubar o monstro - o que nem sempre significa causar dano nele, como exemplo de Val, médica capaz de curar o resto da equipe com uma arma especial, além de poder tranquilizar e criar pontos em que o inimigo recebe o dobro de dano.

Além disso, todos os caçadores têm habilidades e equipamentos diferentes, o que pode torná-los mais (ou menos) úteis dependendo do modo da partida e estilo de jogo do usuário.

Os monstros também têm diferentes estilos de jogo: o Golias é ideal para quem gostar de partir para cima dos inimigos; o Kraken tem menos vida, mas ataques de longo alcance e poderes devastadores; e o Espectro é extremamente frágil, mas golpeia com força, o que o torna o melhor monstro para emboscar os oponentes.

Para liberar os diferentes caçadores e monstros, porém, é necessário jogar com os outros personagens de sua classe até que cumpra certos requisitos, o que dá chance de jogadores testarem todas as habilidades, mas também pode ser trabalhoso e cansativo caso tenha encontrado uma estratégia ideal sem elas.

IRONIA: EVOLUIR É PARADA DURA EM "EVOLVE"...

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Sabendo brincar

Por ser uma experiência voltada para multiplayer, o principal fator que pode influenciar positiva ou negativamente o divertimento em “Evolve” é justamente o seu desempenho, assim como o dos outros participando do jogo.

Saber o que é preciso fazer para ganhar vantagem em relação a seu oponente é essencial para uma boa partida, seja como caçador ou monstro. A qualidade do grupo pode acabar sendo a diferença entre uma experiência excelente ou frustrante.

O componente online, por sua vez, parece não ter tido grandes problemas durante as fases de teste, mas é importante ser cauteloso na fase de lançamento por conta de exemplos negativos de grande repercussão como “Halo: The Master Chief Collection” e “DriveClub”.

Ainda assim, graças à qualidade das mecânicas e o conceito diferente, “Evolve” tem chance de ser um dos jogos multiplayers mais divertidos de 2015. Para saber mais sobre o jogo, acesse a análise por aqui.

“Evolve” sai na terça (10) para PC, PS4 e Xbox One e tem legendas e menus em português.