Topo

Deixando TV e celular para trás, PlayStation será principal negócio da Sony

Do UOL, em São Paulo

19/02/2015 16h02

A Sony vai reposicionar as divisões PlayStation, Sony Pictures e de sensores de imagem como o centro da estratégia de negócios da gigante japonesa. A informação surgiu em uma apresentação da empresa para investidores.

A companhia, que já descartou divisões como a de notebooks Vaio no passado, planeja agora separar a área de audiovisual (TV) da operação principal. A Sony também considera fazer o mesmo com sua linha de smartphones. vale notar, a produção de sensores de imagem da Sony tem como principal cliente a Apple, rival da empresa no segmento mobile.

Com essa mudança estratégica, a divisão PlayStation subirá na hierarquia de negócios da Sony, que deverá se concentrar na oferta de conteúdo digital. Com isso, a empresa deixará de ter como foco principal a fabricação de eletro-eletrônicos para investir em entretenimento e serviços - um legado e tanto para a gestão de Kaz Hirai, atual CEO da Sony (e ex-líder da divisão PlayStation) na companhia.

"A Sony vai colocar prioridade máxima em diminuir os riscos e garantir lucros nas operações desses negócios", disse a empresa aos investidores. "Vamos selecionar cuidadosamente os mercados para cada produto, limitando o investimento de capital e estabelecendo estruturas de negócio que garantam lucros estáveis".

Sucesso de vendas

Com 18,5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo nos primeiros 12 meses no mercado, o PlayStation 4 é um sucesso comercial. Soma-se a esse número 10,9 milhões de assinantes do serviço digital PlayStation Plus (que pagem em média US$ 50 por ano) e é obrigatório para jogar online no PS4. Outros consoles da Sony disponíveis no mercado são o PlayStation 3 e o portátil PS Vita.

Nas últimas semanas, a Sony se desfez da divisão de jogos para computador, a Sony Online Entertainment, responsável por jogos como "EverQuest" e "PlanetSide 2", entre outras, vendida para um grupo de investimento. A manobra parece indicar a concentração de esforços na produção de games para consoles.

O próximo lançamento para PlayStation 4 é "The Order: 1886", que chegará ao console amanhã (20).