Topo

Assistente de voz Cortana chegará ao iOS e Android, diz Reuters

do Gamehall

16/03/2015 10h01

A agência Reuters noticiou que a assistente de voz digital Cortana, da Microsoft, terá versões para aplicativos iOS e Android até o final do ano. O objetivo é criar uma alternativa mais avançada à Siri, da Apple, como parte de um projeto de inteligência artificial conhecido internamente como 'Einstein'.

A informação recebida pela agência vem de "pessoas familiarizadas com o projeto". Cortana, nomeada em homenagem à personagem da série "Halo", pode ser utilizada por meio do Windows Phone desde o ano passado, e implementará o sistema no novo sistema operacional da empresa, o Windows 10. A assistente tem como principal objetivo facilitar a vida de seu usuário, lembrando de vôos, interagindo com mensagens e elementos multimídia em seu dispositivo mobile.

Próxima versão

"Este tipo de tecnologia, que pode ler e entender e-mail, terá um papel central na próxima versão de Cortana, na qual estamos trabalhando agora para um lançamento durante o outono [americano, entre setembro e dezembro]". disse Eric Horvitz, diretor da Microsoft Research, em entrevista. Nem ele ou a Microsoft confirmaram se a assistente chegará aos sistemas rivais.

A iniciativa faria parte de uma nova estratégia do CEO da Microsoft, Satya Nadella, de não limitar produtos da empresa apenas a seus próprios dispositivos, buscando um mercado maior e mais diverso. Anteriormente, a companhia disponibilizou o Office para os sistemas da Apple e o serviço de e-mails Outlook para Android e iOS.