Topo

Com aventuras, "HearthStone" leva mitologia de "WoW" para jogadores casuais

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

20/03/2015 13h34

Certas escolhas parecem óbvias depois que são feitas e dão certo. No caso de "HearthStone", muito certo: o jogo de cartas digital e gratuito da Blizzard Entertainment já acumula 25 milhões de jogadores registrados desde o lançamento, cerca de um ano atrás.

Nada mal para um projeto que nasceu pequeno e sem grandes ambições, em uma produtora conhecida justamente pelo oposto. "HearthStone" é um jogo de cartas inspirado no maior game da Blizzard, "World of Warcraft", clássico RPG online que exige muitos recursos para se manter em desenvolvimento e continuar relevante 10 anos depois do lançamento - e também muita dedicação dos jogadores para explorar e conhecer todo esse mundo, suas aventuras e personagens.

Por dedicação, entenda tempo, dinheiro (você paga uma assinatura mensal para jogar "WoW") e paciência para aprender todas as habilidades e magias, evoluir personagens, adquirir os melhores equipamentos, entrar para  uma guilda, lidar com outros jogadores... não é para qualquer um e esses obstáculos afastam muita gente do game.

Então, para apresentar esse mundo, seus heróis, vilões e grandes aventuras para uma nova geração de jogadores, a Blizzard aposta nas aventuras de "HearthStone". Em 2013, o jogo ganhou "Maldição de Naxxramas", que trazia uma masmorra cheia de aranhas e outros monstros para explorar em partidas solo. Vencer os desafios da masmorra (derrotar os chefes, ganhar partidas com classes específicas) rende cartas exclusivas para o jogador, que podem ser usadas nas partidas competitiva do modo ranqueado.

ASSISTA AO TRAILER DE "MONTANHA ROCHA NEGRA"

  •  

Montanha Rocha Negra

Um ano depois, é a vez de "Montanha Rocha Negra", uma das mais clássicas aventuras de "World of Warcraft" ser convertida para o jogo de cartas. A aventura segue os moldes de "Naxxramas", com cinco alas que devem ser exploradas pelo jogador, duelando com chefes que tem poderes únicos e bastante "apelões". São 17 oponentes ao longo da aventura, que traz 35 novas cartas para o jogo.

As cartas incluem criaturas ligadas à aventura original, com vários elementais e dragões, além de cartas com efeitos que envolvem esse tipo de criatura. Uma condição para certos efeitos serem ativados é "Se o jogador tiver um dragão em sua mão...", por exemplo.

Além dos desafios diários, que envolvem vencer as alas jogando com baralhos de certas classes, o jogador terá também a opção de jogar no "modo heróico". Os adversários ficam ainda mais desafiadores e exigem bastante atenção e estratégias rápidas para serem derrotados. O jogo traz também um novo tabuleiro, inspirado nas forjas da "Montanha Rocha Negra" original.

Sai em abril

A aventura "Montanha Rocha Negra" chegará ao jogo "HearthStone" em abril, mas ainda não tem um dia exato para o lançamento. Porém, quem quiser já pode fazer a reserva da nova aventura na loja online da Blizzard. O conteúdo completo, com as 5 alas e um fundo de carta exclusivo, sai por R$ 57 - por mais estranho que seja pagar tudo isso pelo conteúdo extra de um jogo gratuito.

Depois do lançamento, as alas poderão ser compradas por R$ 16 cada, ou 700 ouros, a moeda ganha ao vencer partidas e desafios do jogo.

Em português, "HearthStone" está disponível para PC, Mac, iPad e tablets Android.