Topo

Conheça os jogos favoritos do protagonista do seriado "House of Cards"

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

24/03/2015 14h00

O congressista Frank Underwood, o personagem principal do seriado "House of Cards" e interpretado por Kevin Spacey, é um aficionado pelo poder. Porém, entre uma tentativa de golpe e outra, Francis faz diversas coisas para passar o tempo, como praticar remada baixa e jogar videogames. Na verdade, ele gosta tanto de jogar que às vezes passa a noite com o controle ou tablet em mãos.

Essa parte da personalidade de Frank foi mostrada logo no primeiro capítulo de "House of Cards", quando o deputado joga "Killzone 3" após assistir a uma ópera. Ainda na primeira temporada, Frank vê um PS Vita na sala de Peter Russo e fala que "gostaria de ter um para jogar no carro".

Ainda que longe de serem o centro das atenções da série, os videogames que aparecem em "House of Cards" mostram um lado curioso e divertido de Frank, quando ele precisa de um tempo para ficar sozinho, longe das intrigas do congresso norte-americano.

Abaixo você vê quais são os games que Frank joga e o contexto deles na série – ou seja, alguns detalhes da série, mesmo que pequenos, podem ser citados. Ou seja: só leia se você não se importa com spoilers.

KILLZONE 3 | PS3
Aparição: 1ª temporada, 1º episódio
Leia a análise

Reprodução/Netflix

Frank está sentado no sofá, olhar vidrado na TV e a luz dela iluminando seu rosto. A cena mostra que ele está em uma partida do multiplayer online de "Killzone 3". Claire chega, tira os fones delicadamente e diz "Você não vem pra cama?", "Daqui a pouco eu vou", ele responde. Essa é a resposta que muitos de nós damos para nossos parceiros, mães, namoradas etc. Uma das maiores representações do cotidiano de um jogador.

Jogos de tiro em primeira pessoa são os favoritos de Frank. Ele deixa isso bem claro na terceira temporada da série, mas, conforme você verá adiante, esse passatempo vai aos poucos sendo deixado de lado por causa de suas novas metas na escalada ao poder.

GOD OF WAR: ASCENSION | PS3
Aparição: 2ª temporada, 2º episódio
Leia a análise

Reprodução/Netflix

Já ocupando a vice-presidência dos EUA, Frank tem que mudar seus hábitos de jogatina. Ao tentar entrar em uma partida multiplayer de "God of War: Ascension", o protagonista descobre que não tem conexão com a internet. "Tivemos que tirar o acesso porque não é uma conexão segura [à internet]", diz o segurança. Frank vira, claramente chateado com a situação, joga o controle no sofá e sai da sala.

MONUMENT VALLEY | iPad
Aparição: 3ª temporada, 5º episódio

Reprodução/Netflix

Ser presidente dos EUA não é tarefa fácil e Frank, ao que parece, nem tem acesso ao seu PlayStation 3. O jeito foi se adaptar com um iPad e jogar o puzzle "Monument Valley". Mas como o presidente ficou sabendo que esse jogo existe? Bom, mesmo que ele nem sempre possa jogar, não quer dizer que ele não possa ler análises de jogos com mais facilidade, certo?

E foi isso o que aconteceu: "Quem quer que você seja, quem quer que você pense que é, acredite que também é uma princesa silenciosa. Seu nome é Ida. Sua jornada passa por uma passagem esquecida de estradas sinuosas e castelos mutantes em cima de rochas flutuantes que cruzam desafiadoramente o mar revolto dentro de cavernas mal iluminadas cobertas de teias de ruínas que M.C. Esher só poderia compreender em seus sonhos".

Essa análise foi escrita por Thomas Yates, e o presidente dos EUA , ficou intrigado com ela. "Eu preciso de adrenalina e ação, mas quando li isto, tive que experimentar", disse Frank para Yates. E não foi só Underwood que ficou apaixonado com o jogo: mais de 2 milhões de pessoas compraram "The Monument Valley" depois que esse episódio foi ao ar.

THE STANLEY PARABLE | PC
Aparição: 3ª temporada, 7º episódio

Ainda com problemas para jogar videogames na Casa Branca, Frank conta com a ajuda de Thomas Yates (autor contratado para escrever um livro sobre seu projeto de lei, America Works) para jogar um novo game indie: "The Stanley Parable".

Frank não entende o objetivo do jogo, "Qual é o sentido?", ele pergunta. "Se não você seguir as instruções o jogo começa de novo", responde Tom. "E se eu seguir?", questiona novamente o presidente. "O caos se instaura", responde o escritor.

A forma como Tom explica a mecânica de "The Stanley Parable", dadas as situações mostradas na série, é como qualquer pessoa normal falaria. Isso mostra a naturalidade de Underwood com os jogos. Ele que é um fã de jogos de tiro, se aventurando em aventuras independentes, mostra o quanto está disposto a conhecer novas águas para se divertir com videogames.