Topo

Em meio a rumores, Konami afirma que Kojima "ainda é um empregado"

Do UOL, em São Paulo

30/03/2015 15h02

Desde o início dos rumores de que Hideo Kojima deixaria a publisher Konami após o fim do desenvolvimento de "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", a Konami deu apenas declarações vagas, o que gerou raiva e preocupação por parte do fãs.

Procurando esclarecer o assunto, a publisher publicou uma série de declarações por meio do Twitter oficial da franquia "Metal Gear" tentando acalmar os ânimos - mas ainda sem indicar o futuro do desiger na empresa após o lançamento de seu próximo jogo.

"De acordo com uma mudança recente na organização de produção em toda Konami, a Kojima Productions, assim como outras produtoras internas, tiveram seus nomes, etc, alterados para encaixá-las na estrutura de trabalho voltada para o centro corporativo", declarou a publisher. "O nome e a organização mudaram, mas assim como antes, 'MGSV: TPP' continua a ser um projeto do diretor Hideo Kojima e membros da equipe atual".

"Naturalmente, o diretor Kojima está jogando o jogo, checando todos os pequenos detalhes e dando instruções à equipe enquanto o título está sendo finalizado", continuou a empresa. "Trazer opiniões e ideias do diretor em um jogo de mundo aberto da escala de 'TPP' é incrivelmente difícil, e o ele e sua equipe que esteve lá desde o início estão se unindo com a meta de terminar o jogo, então por favor deem o apoio necessário".

Já um representante da companhia, em entrevista ao site japonês Gamespark, esclareceu que Kojima "ainda é um empregado da Konami", mas não deixou claro se ele ainda é funcionário da empresa, ou se virou um prestador de serviços. "Não posso comentar o tipo de emprego de um indivíduo".

Além disso, o representante confirmou que membros da Kojima Productions tem uso limitado de seus e-mails e contas em redes sociais.

"É verdade que durante a mudança de organização, certas coisas foram revisadas", disse, indicando que o objetivo é criar um ambiente em que a equipe possa "ter atenção completa ao desenvolvimento".

A Konami também disse que, por estas mudanças, Kojima dará menos entrevistas para veículos especializados.

ASSISTA A UM DOS TRAILERS DE "THE PHANTOM PAIN"

  •  

Conflitos internos

Rumores da saída de Hideo Kojima da Konami tiveram início na última quinta (19), após mudanças na arte de capa dos jogos "Metal Gear Solid V: Ground Zeroes", "The Phantom Pain" e "The Legacy Collection" removerem o nome do designer e logotipo de sua produtora, a Kojima Productions.

Além disso, a antiga Kojima Productions Los Angeles, criada para ajudar no desenvolvimento de "The Phantom Pain", teve seu nome alterado para Konami Los Angeles Studios. O site da produtora agora é redirecionado para a página da franquia "Metal Gear", e seu Twitter também foi alterado.

Segundo uma fonte anônima do site Gamespot dentro da Kojima Productions, disputas de poder entre o estúdio e a Konami levaram a publisher a fazer mudanças drásticas. Segundo a fonte, os membros veteranos do estúdio, inclusive Hideo Kojima, não são mais funcionários da Konami e sim, prestadores de serviço.

"Depois que terminarmos 'MGS V', Sr. Kojima e o alto escalão da produtora deixarão a Konami", disse a fonte. "Eles disseram que o contrato termina em dezembro".

A fonte também indicou que Kojima e outros membros da equipe de desenvolvimento não podem se comunicar abertamente com o público via redes sociais.

A Konami, por sua vez, já anunciou que está planejando criar um novo jogo da franquia após "The Phantom Pain", e procura por desenvolvedores para liderar sua produção.

Com legendas e menus em português, "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", sai em setembro para PC, PS3, PS4, X360 e Xbox One.