Topo

Surpresa! O melhor jogo do Homem-Aranha é pra celular (e de graça!)

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

02/04/2015 17h07

Todos os dias, milhares de heróis correm pelas ruas de Manhattan enfrentando inimigos, colecionando tesouros e recrutando novos guerreiros para a aventura.

Parece roteiro de um RPG online ou alguma aventura em altíssima definição para PlayStation 4 e Xbox One, só que não: tudo isso acontece na palma da mão, no modesto e engenhoso "Homem-Aranha Sem Limites".

Com atualizações constantes, variadade de conteúdo e uma mecânica simples e bem acabada, o game gratuito já contabiliza mais de 55 milhões de downloads entre iOS, Android e Windows Phone desde que saiu há 7 meses, em setembro de 2014.

SPIDER-VERSE?

  • Vilões interdimensionais estão atacando todos os Aranhas que já existiram e cabe a eles unirem forças e acabarem com os bandidos. A saga que movimentou gibis do aracnídeo nos últimos quatro meses nos EUA reuniu figuras das mais diversas, incluindo o Homem-Aranha do seriado japonês dos anos 70 e muitos outros. Por enquanto, não há previsão de publicação da saga completa no Brasil.

Ao melhor estilo 'infinity runner', consolidado pelo já clássico, "Sem Limites" empolga ao mostrar dezenas de Aranhas diferentes, desde o clássico Peter Parker até uniformes mais obscuros das HQs, reinvenções malucas (como um Homem-Aranha Ciborgue) e várias Mulheres-Aranha - incluindo a queridinha Gwen-Aranha, que estreou há pouco tempo nos gibis, no evento Spider-verse.

Enquanto o exército maluco de Aranhas serve de incentivo, o calendário agitado do jogo mantém os fãs sempre ocupados.

Toda semana conta com ao menos um evento especial, com objetivos diversos que rendem prêmios, desde novos heróis para sua seleção até melhorias nos que já estão em atividade.

Nas últimas semanas, por exemplo, por conta do lançamento de uma grande expansão, apareceram o Ultimate Spider-Man (o popular Homem-Aranha negro, Miles Morales, da linha Ultimate), o medieval Homem-Aranha 1602 e o Venom Superior - uma versão do alienígena malvado, mas dominado pela mente do Dr. Octopus.

Um trio de exemplos que já ilustra bem a imensa variedade e criatividade do elenco de "Sem Limites".

Como motor de tudo isso, uma mecânica de jogo prazerosa. Os Aranhas respondem rápido a movimentos ligeiros na tela de toques dos aparelhos, pulando, desviando, balançando teias e atacando com precisão.

O ajuste dos controles passa, quase sempre, a impressão de que prática e reflexos são o suficiente para vencer qualquer obstáculo - exceto alguns inexplicáveis slowdowns e engasgos, que acontecem mesmo em aparelhos mais potentes e frustram qualquer um.

Acertar inimigos rende pontos, assim como desviar de obstáculos em cima da pinta, derrotar chefões, atravessar argolas e coletar itens, como argolas e moedas. Para adicionar variedade, certas missões exigem ações específicas, como derrotar muitos inimigos.

VEJA COMO FUNCIONA A AÇÃO DE "SPIDER-MAN UNLIMITED"

  •  

À moda dos jogos free-to-play, "Sem Limites" usa um sistema de energia que se recupera com o tempo. Para jogar, é necessário usar uma vida. É possível acumular até cinco de uma vez e cada uma leva 10 minutos para regenerar.

Usar os cristais rosa Iso-8, que podem ser comprados com dinheiro de verdade ou obtidos em missões no game, permite não só ganhar vidas, mas também recrutar Aranhas diferentes e mais poderosos.

Funciona como um pacote de figurinhas: você escolhe a categoria de herói, dentre os mais caros e baratos, e o eleito vem ao acaso, a partir de um grupo de Aranhas disponíveis naquele grupo.

Ponto positivo para a Gameloft que equilibrou bem o uso de Iso-8: com paciência, habilidade e organização, é possível obter cristais com frequência e obter mesmo os Aranhas mais raros e caros. Ou seja, dá pra se divertir sem colocar a mão no bolso ou gastando bem pouco, caso queira acelerar um pouco o processo.

Tudo indica que a aventura tem sido proveitosa não só para os fãs do amigão da vizinhança, mas também para a Gameloft: a empresa pretende lançar já entre este mês de abril e maio a próxima grande expansão de "Sem Limites", com um novo chefão para enfrentar, e há atualizações de eventos e afins planejadas para até 2016.

5 DICAS PARA SE DAR BEM NO GAME

1 - Procure jogar conectado à internet. Isso permite participar dos eventos e rankings, que rendem belos prêmios
2 - Participe dos eventos sempre que possível. Mesmo os objetivos mais simples costumam dar cristais e outros itens bem úteis para seu exército de Aranhas
3 - Tente ao menos uma vez por dia jogar o modo Infinito: uma boa pontuação nele garante posição de destaque no ranking e prêmios ao final do dia
4 - Preste atenção às habilidades de cada herói: certas habilidades ajudam a vencer eventos e objetivos especiais com mais facilidade
5 - Mesmo quando não puder jogar, envie seus heróis em missões no modo Operação Aranha, assim eles ganham experiência e continuam evoluindo