Topo

"Ultimate Ninja Storm 4" quer recriar grandes batalhas para a nova geração

Victor Ferreira

do UOL, em Las Vegas*

12/04/2015 20h20

Como forma de transição entre a geração do PS3 e Xbox 360 para PS4 e Xbox One, a CyberConnect2 e a Bandai Namco querem fazer de "Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4", mais novo jogo baseado no mangá terminado em 2014, em uma experiência épica e de grandes proporções, dando a chance do jogador controlar os momentos mais importantes da reta final da saga do jovem ninja e seus companheiros.

Este sentimento é visível na demo disponível durante o evento especial para a imprensa realizado pela publisher em Las Vegas, que recria a batalha entre Naruto, Sasuke e Sakura e os clones do vilão Dez-Caudas. Tomando controle do sapo gigante Gamakishi, o jogador tem como objetivo atravessar um terreno lotado de inimigos, em que um simples golpe pode dizimar dezenas de criaturas.

A jogabilidade do novo game não traz grandes novidades em relação ao que já foi visto em outros "Ultimate Ninja Storm", mas desta vez a CyberConnect2 procura criar um tom narrativo mais forte, fazendo transições de lutas para grandes 'set-pieces' a exemplo do que se vê em jogos como "God of War" e "Asura's Wrath", utilizando Quick Time Events para incluir uma dramaticidade extra.

"Estamos trabalhando com novos ângulos de câmera e um novo motor gráfico para representar estas batalhas em maior escala", declarou o presidente e CEO do estúdio, Hiroshi Matsuyama.

Ainda assim, o executivo manteve em suspense se será possível controlar Naruto na batalha final que marcou o mangá, declarando que "não há certeza" de que ela entre no jogo.

O velho novo

A jogabilidade central de "Ultimate Ninja Storm 4" não parece ter mudado significativamente dos moldes anteriores da série, mas o novo motor gráfico e o hardware superior trazem novos refinamentos ao game, segundo Matsuyama.

O sistema de "Drives", por exemplo, foi reelaborado, agora permitindo ao jogadores mudar de Ultimate Justsu para o chamado Awakening Drive durante a mesma luta. Além disso, os personagens definidos como suporte antes da batalha podem ser promovidos a "líderes" do grupo, passando a ser controlados pelo jogador.

Uma das principais novidades do novo "Ultimate Ninja Storm", porém, envolve uma mecânica antiga, não vista desde o primeiro jogo da série: Wall Running, em que os lutadores podem se atacar enquanto sobem e percorrem paredes.

"[Trouxemos de volta] por causa dos novos consoles e porque gostaríamos de criar uma nova forma de implementá-lo ao novo sistema de luta", declarou Matsuyama. Durante a apresentação, porém, os desenvolvedores deixaram claro que ainda não tem certeza de como o Wall Run influenciará o combate na versão final do jogo.

Suporte em português

Pela primeira vez na série, "Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4" terá dublagem original em português, realizada pelo elenco do anime. A decisão foi realizada, em parte, graças à grande e cada vez mais expansiva base de fãs que consomem mangás como "Naruto" em toda a América Latina.

Matsuyama, por sua vez, nunca esteve no Brasil, mas mostrou interesse em passar pelo país como possível forma de promoção  para "Ultimate Ninja Storm 4", e que a CyberConnect2 e a Bandai Namco estão discutindo a possibilidade de uma visita ainda neste ano - embora, por enquanto, nada esteja garantido.

Totalmente em português, "Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4" está previsto para chegar ao PC, PS4 e Xbox One no terceiro trimestre de 2015.

*O jornalista viajou a convite da Bandai Namco