Com bonecos e fora do Brasil, Nintendo volta a lucrar após 3 anos
Após amargar prejuízos por três anos seguidos, a Nintendo voltou a fechar um ano fiscal com lucro. A casa do Super Mario arrecadou US$ 207 milhões de lucro operacional e US$ 4,6 bilhões de receita entre 1º de abril de 2014 e 31 de março deste ano.
As vendas do Wii U, atual console da fabricante japonesa, ficaram abaixo do previsto: 3,38 milhões de unidades foram vendidas - a previsão da Nintendo era de 3,6 milhões. O lançamento de bons jogos para o Wii U ajudou a impulsionar as vendas, com a chegada de títulos como "Mario Kart 8" e o novo "Super Smash Bros.".
Boa parte do sucesso financeiro da Nintendo se deve aos Amiibos, bonecos de personagens como Mario, Luigi e Link que podem ser utilizados em games como "Smash Bros." e "Captain Toad", entre outros, e que, tanto pela procura elevada quanto pela dificuldade da Nintendo em repor os estoques, se tornaram febre entre colecionadores.
Embora a fabricante tenha anunciado que o portátil New 3DS "tenha começado bem", não foram revelados novos números sobre as unidades vendidas do aparelho. A empresa informou, porém, que foram vendidos 63 milhões de softwares para 3DS e 24,4 milhões para Wii U ao longo do ano fiscal.
Apostas para o futuro
Ao longo do ano, a Nintendo tomou várias medidas para sair do prejuízo e voltar a lucrar. A empresa passou a ser mais flexível com o licenciamento de suas marcas, experimentou com jogos gratuitos para o portátil 3DS e apostou nos Amiibos. Entre outras medidas, a Nintendo encerrou sua operação no Brasil em janeiro de 2015.
Para repetir o sucesso e sair no lucro em 2015, a Nintendo aposta na parceria com a DeNA para produzir jogos mobile e no desenvolvimento de uma nova plataforma, a NX. Um dos principais desafios da Nintendo neste ano será a oferta de mais jogos exclusivos para alavancar a venda do Wii U: com o adiamento do aguardado "Legend of Zelda", a empresa deve apostar em novas franquias ("Splatoon") e games com propostas menos tradicionais ("Mario Maker").
Outras iniciativas da Nintendo incluem um projeto voltado para "qualidade de vida" e mais recentemente, uma parceria com a Universal para levar atrações baseadas nos games da empresa nos parques temáticos Universal Studios.
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