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E3: "Black Ops III" quer ser o "Call of Duty" mais rápido de todos

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em Los Angeles

16/06/2015 16h01

Pelo segundo ano seguido, "Call of Duty" - a série de shooters com maior número de vendas - tenta se reinventar com um novo ritmo de jogo. Protagonizado por soldados biônicos, "Black Ops III" remove todas as limitações que capítulos anteriores impunham sobre os jogadores, acelerando a experiência além do já frenético ritmo tradicional da franquia.

Após "Advanced Warfare" voltar seus olhos para a verticalidade em 2014, o primeiro "Call of Duty" do estúdio Treyarch na nova geração quer ter partidas multiplayer em que ficar parado não é uma opção.

Durante a E3, UOL Jogos? teve a oportunidade de testar em primeira mão o modo multiplayer do jogo, que chegará às lojas em 6 de novembro com versões para PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC.

Vetores

No modo competitivo de "Black Ops III", soldados são capazes de correr pelas paredes, deslizar em várias direções e mudar de direção no ar após um salto - e também de atirar contra seus rivais enquanto fazem tudo isso.

A Treyarch quer que os jogadores de "Call of Duty" nunca se sintam indefesos. Não é mais preciso pousar após um salto longo ou acabar o deslizamento para voltar a atirar. O novo sistema dá mais espaço para veteranos inventarem jogadas complexas ao mesmo tempo em que permite que novatos sintam mais liberdade com suas ações.

Em um primeiro momento, porém, o novo ritmo de jogo pode parecer um pouco intimidante. A maior parte dos elementos comuns de um "Call of Duty" continua onde sempre esteve - 'killstreaks', kits de armas e os modos de combate, por exemplo, funcionam como antigamente. Mas a impressão que fica é a de que o abismo entre os bons jogadores e os medianos crescerá ainda mais.

A liberdade é tamanha que o jogo não limita mais o tempo de corrida dos combatentes. É possível manter o botão de 'sprint' pressionado indefinidamente para passear para o mapa.

Dominar todas as novidades na movimentação parece uma tarefa dura, mas é certo que tem essas habilidades em seu cinturão consegue jogar não apenas com eficiência, mas também com estilo. Conseguir combinar corridas na parede com saltos impulsionados e desvios laterais e ainda por cima matar alguém no processo é bem satisfatório.

 

Especialistas

Desta vez, "Call of Duty" deixará para trás a personalização dos heróis em prol dos chamados Especialistas. Unidades pré-montadas para o multiplayer, esses personagens têm histórias, armas e habilidades especiais próprias que os diferenciam muito uns dos outros.

Outrider, por exemplo, é uma garota que cresceu correndo pelos telhados de uma favela no Brasil, de acordo com a Treyarch. Envolvida com tramas do tráfico, ela acabou tornando-se uma das mais respeitadas franco-atiradoras do mundo.

Para cada Especialista, jogadores selecionam entre usar sua arma especial ou sua habilidade especial no início da partida. O uso desses bônus é decidido por uma barra que é preenchida com pontos e tempo, e pode mudar rapidamente o resultado de um encontro.
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O Prophet, por exemplo, tem a arma elétrica Tempest, que aplica um efeito de reação em cadeia em grandes grupos de inimigos. Antes de começar a partida, jogadores podem optar por deixar tal arma de lado e trazer consigo a habilidade à la "Prince of Persia" do soldado de reverter seu estado para alguns segundos atrás, essencialmente voltando no passado para emboscar inimigos.

No total, serão 9 Especialistas diferentes, cada um com uma arma e uma habilidade exclusiva - além de suas próprias histórias e efeitos sonoros.

Brincando de fazer arma

A última grande novidade de "Black Ops III" é o sistema de 'Gunsmith', que permite aos usuários criar, nomear e modificar suas próprias armas, tanto em termos de funcionamento quanto estéticos.

Para a pintura, jogadores podem se aproveitar de efeitos de opacidade, gradiente e ícones para personalizar três das faces de suas armas, em desenhos que podem ter até 64 camadas de elementos.

Com a difícil missão de superar "Black Ops II", "o mais vendido game da série até hoje", sua sequência tenta criar uma identidade própria em meio a uma franquia que já está na casa das dezenas de capítulos. O game ainda terá os tradicionais modo campanha e zumbi, que a Treyarch promete mostrar em "um futuro próximo".