Topo

Microsoft "esconde" Kinect na E3 e põe dúvidas sobre futuro do periférico

Kinect para Xbox One: você viu ele por aí? - Divulgação
Kinect para Xbox One: você viu ele por aí? Imagem: Divulgação

Guilherme Solari

Do UOL, em São Paulo

17/06/2015 17h18

Conferência da Microsoft, E3 de 2013. A Microsoft anuncia que o Kinect seria obrigatório para o seu Xbox One e até o meio de 2014 os bundles do console todos incluíam a versão de nova geração do periférico.

Na guerra de preços com a Sony, o Kinect era dado como o motivo para a diferença de US$ 100 entre o Xbox One e o PS4, mas que a funcionalidade valia cada centavo da diferença. Nada podia ser mais diferente do que vimos - ou não vimos - na conferência de 2015.

No evento, o Kinect parecia ser aquele primo ovelha negra da família que ninguém gosta de mencionar. Nenhum título foi anunciado e, diferente de ocasiões anteriores, ele estava curiosamente ausente das imagens de divulgação mostradas na conferência.

A nova vedete tecnológica foi o aparelho de realidade virtual HoloLens, utilizado em uma demonstração do popular “Minecraft”.

Sem retrocompatibilidade

A sensação de abandono pareceu ainda maior quando, após a notícia empolgante de que jogos do Xbox 360 poderão ser jogados no Xbox One, o chefe da divisão do Xbox, Phil Spencer, dizer ao site IGN que o mesmo não vai funcionar com títulos do Kinect. Segundo ele, games de Kinect do Xbox 360 não funcionarão no Xbox One porque o console apenas simula o software do aparelho de geração anterior e não tem acesso às funcionalidades de nenhum periférico.

Até mesmo a Rare, estúdio da Microsoft conhecido por desenvolver títulos para o periférico como “Kinect Sports”, não apresentou nenhuma novidade de motion gaming, mas sim uma coletânea de clássicos “Rare Replay” e um jogo multiplayer de pirataria, “Sea of Thieves”. O único grande título mostrado em toda a E3 para o kinect foi o novo “Just Dance” durante a conferência da Ubisoft.

A Microsoft garante que o kinect não morreu, apesar do aparente sumiço dos autos. A chefe de distribuição do Microsoft Game Studios Shannon Loftis garantiu em uma coletiva na E3 que “existem jogos sendo produzidos para o kinect”, além de mencionar que a ajudante virtual Cortana, mais voltada para o Windows Phone e Android, funciona com a captura de voz do kinect.

Mas a mensagem nas entrelinhas parece clara. A Microsoft teve uma hora e meia de conferência para mostrar ao mundo o que considera ser os seus produtos mais importantes e ignorou o kinect. Ao menos por hora, parece que o futuro do periférico será como navegador de voz no menu da Xbox Live.