Topo

Retrocompatibilidade: aprenda a rodar jogos de X360 no Xbox One

Com a retrocompatibilidade, Xbox One poderá rodar os jogos do veterano Xbox 360 - Reprodução
Com a retrocompatibilidade, Xbox One poderá rodar os jogos do veterano Xbox 360 Imagem: Reprodução

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

23/07/2015 16h02

Uma das principais novidades da Microsoft para o Xbox One este ano é o suporte para jogar games do veterano Xbox 360 no console atual. A função de retrocompatibilidade ainda não está disponível para todos os usuários, apenas para os membros do programa Preview. A previsão é que a função seja liberada até o fim do ano.

Atualmente, a retrocompatibilidade só está disponível para os membros do programa Preview do Xbox, que podem testar a função em 21 jogos, incluindo títulos como "Mass Effect", "Perfect Dark Zero" e "Defense Grid". Além desses, já se sabe que "Fallout 3" rodará no Xone quando o próximo game da série sair, em novembro. A promessa da Microsoft é oferecer um catálogo com uma centena de jogos quando o serviço for liberado para todos os consoles.

Como funciona a retrocompatibilidade?

Basicamente, o Xbox One emula um X360 para rodar os games. Caso você possua o jogo digital comrpado no Xbox Live Marketplace, basta baixá-lo para o novo console. Já os games em disco devem ser colocados no leitor do Xone. Feito isso, é deito um download do jogo e também de um programa que faz a ponte entre as duas plataformas.

Uma coisa bacana é que ao rodar um game de X360 no Xbox One, você pode usar funções do novo videogame ao mesmo tempo em que navega usando as abas do antigo. Vale notar que no Xone os jogos preservam as conquistas, o progresso e os vários 'saves' que o jogador tem no X360.

Vale notar, mesmo depois do download é necessário manter o disco do game na bandeja do Xbox One. Por isso, não venda os jogos de X360 que deseja jogar no Xone!

Testamos a retrocompatibilidade no Xbox One; veja as impressões

Funções do Xbox One nos jogos antigos

E, assim como os jogos de Xbox One, o jogador poderá fazer o 'streaming' do game para plataformas com Windows 10 (e jogar no tablet ou computador quando a TV estiver ocupada com outra coisa), gravar vídeos e capturar telas. Curiosamente, o mesmo não vale para transmissões via Twitch usando o aplicativo do Xbox One. Embora você consiga abrir o Twitch enquanto joga um game do Xbox 360, o aplicativo não faz o 'streaming' para o canal do jogador.

Xbox Preview - Reprodução - Reprodução
Para fazer parte do programa Xbox Preview, é preciso ser convidado por outro membro do programa e aguardar a confirmação da Microsoft, enviada por mensagem no Xbox One. Quem participa do programa pode testar as atualizações de sistema do console antes deles serem liberados para o público, além de receber acesso aos testes beta de alguns jogos.
Imagem: Reprodução